segunda-feira, 5 de março de 2018

P’ra trás! Arrenegamos as TV secas e o avanço do fascismo em Itália e arredores

Diretamente do produtor para o consumidor: Expresso Curto. Aproveite que ainda está quentinho. Por aqui, do PG, não avançamos nenhuma consideração, para além de confessar que os afamados Óscares foram uma seca, idem para o chamado Festival da RTP, rumo à Eurovisão, para ganharem juízo. Arreneguemos. E essa das mulheres namorarem com peixes… Algumas é o que merecem. (PG)

Bom dia este é o seu Expresso Curto

Martim Silva | Expresso

E o vencedor dos Óscares foi... o movimento Time's Up (e o filme “A Forma da Água”)

"Este foi o ano em que os homens fizeram tanta porcaria que as mulheres passaram a namorar com peixes"

Bom dia,

Há coisas mais ou menos interessantes para falar neste início de semana (como sejam a cerimónia dos Óscares da última madrugada ou - noutra escala - o Festival da Canção em Portugal). E há coisas importantes, como o resultado das eleições italianas.

Começemos pelas últimas, sem esquecer as primeiras:

ITÁLIA

No pós-guerra, os italianos já tiveram mais de 60 governos em 70 anos. Instabilidade política não é propriamente algo a que a oitava maior economia do planeta não esteja habituada. Ainda assim, as eleições legislativas de ontem trouxeram significativos dados novos. Como seja o fim acentuado do bipartidarismo tradicional. O crescimento espetacular dos populistas do 5 Estrelas. A força da extrema-direita. E a forte possibilidade de apesar do 5 Estrelas ter sido o vencedor, se formar uma aliança de direita para tomar o poder.

De uma coisa pode o leitor estar certo: o vencedor destas eleições pode não ser inteiramente claro, mas que a União Europeia é uma grande derrotada, é. Tal como são os valores europeus.

Deixo-lhe os artigos que li no ExpressoEl Pais, no Diário de Notícias e estes dois do Financial Times, AQUI e AQUI.

ÓSCARES

A sempre muito aguardada cerimónia dos Óscares decorreu na última madrugada no Kodak Theatre, em Los Angeles. Este ano ainda mais aguardada, por ser a primeira depois dos escândalos sexuais espoletados com o caso Weinstein e o surgimento do #MeToo.

Se no que ao cinema diz respeito o vencedor da noite foi o filme "A Forma da Água", com os prémios de melhor filme e melhor realizador, globalmente o grande vencedor e destaque da noite tem que ser considerado o movimento Time's Up, de combate ao assédio sobre as mulheres. Desde o monólogo de abertura de Jimmy Kimmel, com a frase marcante "este foi o ano em que os homens fizeram tanta porcaria que as mulheres passaram a namorar com peixes". Na lapela dos fatos e smokings ou nos vestidos das senhoras, o Time's Up foi praticamente omnipresente.

O Expresso esteve a noite toda acordado para relatar o que se ia passando na cerimónia e AQUI fez um resumo com textos e vídeos do melhor que se passou por lá. incluíndo o regresso de Warren Beaty e Faye Dunaway para entregar o Óscar de melhor filme... desta vez sem enganos.

Sobre "A Forma da Água", aqui se explica melhor o conceito e a ideia do filme de Guillerme Del Toro.

AQUI pode consultar a lista completa dos vencedores dos Óscares deste ano.

AQUI no Observador ver o melhor e o pior da Red Carpet.

Já tinha falado da intervenção de abertura da cerimónia, mas o discurso mais marcante foi o de Frances McDormand. Com uma expressão marcante: "Cláusula de Inclusão". Saiba AQUIAQUI o que significa.

Sobre a Time's Up, organização recém-criada (liderada entre outras por Shonda Rimes e Laura Dern) e que já angariou mais de 20 milhões de dólares e conta com 500 advogados preparados para defender mulheres perseguidas e assediadas, vale a pena ler o artigo da Vanity Fair.

FESTIVAL DA CANÇÃO

Sabe quem é Cláudia Pascoal? Pois, é a vencedora do Festival da Canção, que decorreu domingo à noite em Guimarães, e que representará Portugal este ano no Festival da Eurovisão. Que, para quem não se lembra, será no nosso país, depois da vitória de Salvador Sobral no ano passado.

A canção vencedora chama-se "O Jardim".

Aqui, na Blitz, pode saber tudo sobre o assunto. Desde a classificação do festival a um resumo de tudo o que se passou na última noite.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro,

O mau tempo e a chuva continuam a ser notícia num país que tem vivido em seca há muito tempo. A marginal que liga Cascais a Lisboa voltou a estar encerrada. No Algarve, um tornado deixou 100 pessoas sem casa e provocou danos num centro comercial de Faro. Em Castro Verde, uma mulher morreu quando o carro em que seguia foi arrastado numa ribeira. Para os próximos dias prevê-se que continue a chover. E aqui explica-se como 30 dias de chuva como o de este domingo fariam as nossas barragens regressarem ao máximo da sua capacidade.

Isabel dos Santos. A empresária e filha do antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos dá hoje aquela que é seguramente a entrevista do dia a um jornal em Portugal. Trata-se do Jornal de Negócios.

Ontem um comboio descarrilou na linha da Beira Alta, sem feridos, e a circulação deve ser retomada hoje.

Os jovens portugueses, os millenials, foram os mais afetados pela crise da última década. E ganham agora menos 4,6%. Eis uma daquelas notícias que nos faz pensar como estamos a construir uma sociedade que tem toda uma geração amputada e limitada nas suas perspetivas de vida.

No próximo fim de semana, o CDS estará reunido em congresso. Sem aquela emoção da luta pela liderança, mas ainda assim um momento relevante na política portuguesa, agora que os partidos se posicionam para as legislativas do ano que vem. E Cristas, como se tem saído no papel de suceder a Paulo Portas? Leia isto, pode ajudá-lo a formar uma opinião.

Ontem, Marques Mendes disse ser um erro PSD e CDS irem separados às próximas eleições.

O Público faz hoje anos e o Vicente Jorge Silva voltou por um dia para dirigir o jornal que fundou.

Eis um número que o pode fazer sorrir. Ou não. Sabia que os portugueses dão em média 4744 passos por dia? E o que quer isso dizer? Leia aqui.

Não há Expresso Curto em que não destaque aqui as Dicas de Poupança do Pedro Andersson. Desta vez é para falar dos débitos diretos. Tem muitos? Provavelmente sim. Mas cuidado que pode estar a pagar mais do que devia.

Lá fora,

Na Alemanha, quase meio milhão de militantes do SPD (sociais-democratas) foram ontem chamados a votar num referendo sobre a proposta de acordo de governo com a CDU de Angela Merkel. E o resultado foi a aprovação da grande coligação, abrindo-se assim as portas ao quarto mandato seguido da chanceler à frente da maior economia europeia. Mas se é certo que na política alemã Merkel continua a mandar, cada vez mais se fala sobre a sua sucessão e o seu ocaso político.

Europa e Estados Unidos trocam acusações e ameaças de aumentar as tarifas de importação um ao outro. Uma guerra de palavras que pode não ficar por aqui.

China prepara-se para aumentar fortemente os seus gastos militares.

Morreu Tônia Carrero, uma das grandes divas brasileiras que os portugueses se habituaram há muito a ver nas novelas. Tinha 95 anos.

DESPORTO

Chegados a Março, e para mais em ano de Mundial, aproximam-se as decisões nos campeonatos. Em Portugal só não está tudo definido porque o Benfica ainda se vai aguentando. Mas em Espanha e Inglaterra ontem foi dada a estocada final. Messi fez o seu golo 600 enquanto profissional de futebol, o Barcelona derrotou o Atlético de Madrid e arrumou a discussão do título, com os colchoneros a ficarem a oito pontos. Em Inglaterra, o Manchester City vai pelo mesmo caminho e ganhou ao Chelsea com Bernardo Silva a brilhar.

De forma absolutamente surpreendente e chocante, o capitão da Fiorentina foi encontrado morto no quarto do hotel onde estagiava com a sua equipa. Terá falecido subitamente enquanto dormia.

Referência ainda para o incrível e imortal Nélson Évora, que este fim de semana conquistou mais uma importante medalha, a de bronze no triplo salto dos Mundiais de Pista Coberta. Grande Évora!

O QUE ANDO A LER

No final de janeiro, aqui num Curto, referi que tinha acabado de ver um dos filmes candidatos aos Óscares, "The Post". Ora, logo no dia a seguir comprei na Amazon as biografias de Katty Graham(a proprietária do Washington Post interpretada no filme de Spielberg por Meryl Streep) e de Ben Bradlee, o diretor do Post nos anos de fogo dos Pentagon Papers e do Watergate.

Os livros, vindos dos EUA, demoraram bastante a chegar. Por isso, só este fim de semana conclui a leitura (saltando alguns capítulos do início da sua vida, confesso) do primeiro. O livro já tem mais de 20 anos, não tem edição portuguesa e é relativamente difícil de obter. Ainda assim, recomendo-o vivamente para quem se interessa por jornalismo e política.

Os capítulos sobre o Watergate são verdadeiramente deliciosos. Pela forma como história foi feita à medida que ia sendo feito jornalismo. Pela forma como são reveladas e retratadas as difíceis relações com a Casa Branca de Nixon. E ainda pelos pormenores deliciosos, como aquele em que ficamos a saber que a dupla mais famosa da história do jornalismo, Carl Bernstein/Bob Woodward, esteve para nunca se formar: o primeiro estava a um passo do despedimento quando surgiu o Watergate, por ser caótico, pouco trabalhador e pouco cuidadoso nos gastos da empresa; o segundo tinha sido mandado embora do jornal uma primeira vez depois de terem achado que nunca seria grande jornalista. Regressou e foi o que se viu...

Por hoje é tudo, boas leituras e um excelente início de semana.

Sem comentários:

Mais lidas da semana