Thierry Meyssan*
Enquanto os observadores
maioritariamente tomam partido no conflito Russo-EUA e desejam a vitória do seu
campo, Moscovo tenta apaziguar o Médio Oriente. Portanto, opõe-se a um ataque a
Israel pelo Irão tal como se havia oposto a uma operação israelita contra o
Irão, em 2008.
Israel disparou nove mísseis
contra duas bases militares sírias na noite de 29 para 30 de Abril de 2018,
causando grandes danos.
O que surpreende nesta operação,
é que os radares russos não deram o alerta às autoridades sírias. Estas não
puderam, pois, interceptar os projécteis israelitas.
Acontece que o ataque não visava
alvos sírios, mas, sim alvos iranianos em bases sírias.
Em virtude de um tratado anterior
à guerra, o Irão veio ajudar a Síria a partir do início da agressão
estrangeira, em 2011. Sem essa ajuda, a Síria teria sido vencida, a República
derrubada, e os Irmãos Muçulmanos colocados no Poder. No entanto, desde Setembro
de 2015, a Síria é igualmente apoiada pela Rússia, cujo poder de fogo é muito
superior. Foi a Força Aérea Russa que, por meio de bombas penetrantes, destruiu
as fortificações subterrâneas construídas pela OTAN e pela Lafarge, permitindo
ao Exército Árabe Sírio reconquistar o terreno perdido.
Hoje em dia, os objectivos dos
Iranianos e dos Russos divergem.
O desacordo irano-russo
A Rússia pretende erradicar as
organizações jiadistas e pacificar toda a região. A seguir, ela espera
restabelecer o laço histórico entre a sua cultura ortodoxa e Damasco, original
cidade do cristianismo, conforme a estratégia fixada no século XVIII por
Catarina, a Grande.
O Irão é actualmente um país
dividido entre três poderes distintos. De um lado os Guardiões da Revolução, do
outro o Presidente Rohani, e por fim o Guia Khamenei, que arbitra os seus
conflitos.
Os Guardiões da Revolução são uma
unidade de elite, distinta do Exército regular. Obedecem ao Guia enquanto o
Exército depende do Presidente da República Islâmica. Eles tentam libertar o
Médio-Oriente do imperialismo anglo-saxónico. Asseguram a protecção dos xiitas
por todo o mundo e, em troca, contam com eles para proteger o Irão. Eles estão,
nomeadamente, colocados no Iémene, no Iraque, na Síria e no Líbano.
O Presidente Hassan Rohani
procura tirar o seu país do isolamento diplomático suscitado pela Revolução do
Imã Khomeini. Ele pretende desenvolver o comércio internacional e restabelecer
o estatuto (status-br) de potência regional dominante, de que seu país dispunha
na época do Xá.
O Aiatola Ali Khamenei, que está
ideologicamente próximo dos Guardiões da Revolução, tenta manter o equilíbrio
entre estes dois poderes e a unidade do país. É um papel tanto mais difícil
quanto as tensões entre os dois grupos precedentes estão no seu paroxismo. O
antigo Presidente Mahmoud Ahmadinejad (oriundo dos Guardiões da Revolução) e o
seu antigo Vice-Presidente, Hamid Beghaie, foram declarados «maus muçulmanos»
pelo Conselho dos Guardiões da Constituição. O primeiro acaba de ser colocado
em prisão domiciliar, enquanto o segundo foi condenado a 15 anos de prisão após
um julgamento secreto.
Desde o assassinato de Jihad
Moughniyah (filho de Imad Mughniyah, o chefe militar do Hezbolla libanês) e de
oficiais dos Guardiões da Revolução, em Janeiro de 2015, na linha de demarcação
sírio-israelita do Golã, tudo leva a pensar que o Irão tenta implantar bases
militares no sul da Síria. Tratar-se-ia de planificar (planejar-br) um ataque
coordenado a Israel a partir de Gaza, do Líbano e da Síria.
É este o projecto que Israel
tenta prevenir e que, agora, a Rússia recusa caucionar.
A evolução das posições políticas
De um ponto de vista russo,
Israel é um Estado internacionalmente reconhecido, no qual mais de um milhão de
cidadãos são originários da antiga União Soviética. Ele tem o direito de se
defender, independentemente da questão colocada pelo roubo de terras e do
regime de apartheid actual.
Pelo contrário, de um ponto de
vista iraniano, Israel não é um Estado, mas uma entidade ilegítima que ocupa a
Palestina e oprime os seus habitantes históricos. É, pois, legítimo combatê-lo.
Ao fazê-lo, a República Islâmica vai para lá da análise do seu fundador. Com
efeito, para o Imã Khomeini Israel era apenas uma ferramenta das duas
principais potências coloniais que são os Estados Unidos (o «Grande Satã») e o
Reino Unido. No decurso dos últimos anos, o discurso iraniano sobre a Palestina
tornou-se particularmente confuso, misturando argumentos políticos e
religiosos, e recorrendo a estereótipos anti-semitas.
Desde há três anos, Israel pede,
na maior gritaria, que a Rússia impeça o Irão de instalar bases militares a
menos de 50 quilómetros da linha de demarcação.
No início, a Rússia fez notar que
o Irão tinha ganho a guerra na Síria enquanto Israel a tinha perdido. Telavive
não tinha portanto nada que exigir. Mas, chega-se agora ao possível fim da
guerra e a posição russa mudou: está fora de questão deixar o Irão iniciar um
novo conflito.
Foi exactamente a mesma atitude
que havia levado a Rússia a bombardear os dois aeroportos alugados pelo Tsahal
(FDI) na Geórgia, em 2008. Tratou-se, então, de prevenir um ataque a Teerão por
Telavive. Salvo que o “laissez-faire”(deixar andar-ndT) opõe-se desta vez a uma
iniciativa iraniana e já não israelita.
A posição síria
De um ponto de vista sírio,
Israel é um inimigo que ocupa ilegalmente o Golã. No decurso da guerra, ele
apoiou de facto os jiadistas e já bombardeou o país mais de uma centena de
vezes.
Mesmo assim o projecto iraniano
não é bem vindo. Com efeito, como Moscovo, Damasco não põe em causa a
existência do Estado hebreu, apenas o seu tipo de regime que exclui os
Palestinianos. Acima de tudo, a República Árabe Síria não busca o confronto com
o seu vizinho, mas, sim a paz. Os Presidentes Hafez e Bashar al-Assad tentaram,
ambos, negociá-la ---nomeadamente, em vão com o Presidente norte-americano Bill
Clinton.
Por outro lado, todos sabem que o
Exército israelita é apoiado sem reserva pelos Estados Unidos, que atacá-lo é
atacar Washington. A Síria, que acaba de atravessar sete anos de agressão
estrangeira e está, em grande parte, destruída, não poderia meter-se por essa
via mesmo que o desejasse.
Por conseguinte, Damasco, que
aceitou deixar o Irão instalar bases no seu território, não irá para além
disso.
O contexto irano-EUA
Assim como o fim possível da
guerra provocou a crise actual, ela pesa no futuro do acordo dos 5 + 1. Os
Estados Unidos não deverão, provavelmente, continuar a assumir-se como garantes
dele.
Este acordo multilateral não é
aquilo que se pensa. O texto, assinado a 14 de Julho de 2015, é exactamente
idêntico ao negociado a 4 de Abril. Nos últimos meses, Washington e Teerão
negociaram, frente a frente, cláusulas secretas bilaterais, da quais ninguém
conhece o alcance.
No entanto, todos puderam
constatar que desde a conclusão deste acordo secreto, as tropas
norte-americanas e iranianas, presentes por todo o Médio-Oriente, jamais se
confrontaram directamente.
A parte pública do acordo diz
respeito a uma suspensão do programa nuclear iraniano durante, pelo menos, uma
década; um levantamento das sanções internacionais contra o Irão; e um
fortalecimento dos controles da AIEA. Este acordo é catastrófico para Teerão, o
qual, por exemplo, foi forçado a fechar o seu programa de ensino de física
nuclear. Mas, mesmo assim, ele assinou-o esperando o levantamento das sanções
que lesam brutalmente a sua economia. Ora, estas sanções, pouco antes
levantadas, foram logo restauradas sob um outro pretexto (o programa de
mísseis). O nível de vida dos Iranianos continua a cair.
Contrariamente a uma ideia feita,
a República Islâmica tinha parado, em 1988, de procurar dotar-se da bomba
atómica porque o Imã Khomeini a havia convencido de que as armas de destruição
maciça são contrárias ao Islão. No entanto, ela havia prosseguido a sua actividade
nuclear civil e algumas pesquisas sobre aplicações militares tácticas. Hoje em
dia, apenas aqueles que desejam seguir os passos do Xá ---quer dizer, o grupo
do Presidente Rohani--- são susceptíveis de querer retomar o seu programa
nuclear militar. Mas, eles não o farão tendo em conta as suas excelentes
relações com Washington.
Uma reunião preparatória da
Conferência Mundial de controlo do Tratado de Não Proliferação Nuclear
realiza-se actualmente em Genebra. O Irão e a Rússia defendem aí uma moção visando
declarar o Médio-Oriente «zona isenta de armas nucleares»; uma moção combatida
por Israel, Arábia Saudita e pelos Ocidentais.
A ameaça exercida por Teerão a
partir da Síria talvez deva ser compreendida como um meio de pressão, tendo em
vista a manutenção das cláusulas secretas paralelas ao acordo dos 5 + 1.
Thierry Meyssan* | Voltaire.net.org
*Intelectual francês,
presidente-fundador da Rede Voltaire e da conferência Axis for Peace. As suas
análises sobre política externa publicam-se na imprensa árabe, latino-americana
e russa. Última obra em francês: Sous
nos yeux. Du 11-Septembre à Donald Trump. Outra obras : L’Effroyable
imposture: Tome 2, Manipulations et désinformations (ed. JP Bertrand,
2007). Última obra publicada em Castelhano (espanhol): La gran impostura II. Manipulación y
desinformación en los medios de comunicación (Monte Ávila Editores,
2008).
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