quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Ministra da Educação timorense apoia expansão da Escola Portuguesa de Díli


A ministra da Educação timorense anunciou o apoio ao projeto de expansão da Escola Portuguesa de Díli (EPD), que arrancou hoje simbolicamente o ano letivo e que terá o maior número de alunos de sempre, mais de mil.

"Sei que a direção da escola tem intenção de aumentar as suas instalações e aproveito para dizer que, no que depender do Ministério da Educação, terão todo o nosso apoio", afirmou hoje Dulce Soares num ato que decorreu na EPD.

"A EPD e o Ministério da Educação timorense têm o mesmo objetivo, que é proporcionar uma educação de qualidade, e será para isso que trabalharemos sempre em conjunto", afirmou.

Acácio de Brito, diretor da escola, confirmou que o processo de expansão - que terá um custo total de cerca de cinco milhões de dólares (4,3 milhões de euros) - está a decorrer, permitindo aumentar significativamente a capacidade de acolhimento de alunos.

O projeto prevê a construção de mais um piso no edifício principal do espaço, acomodando entre 15 e 20 salas, a construção de uma sala multiusos que servirá como auditório e ginásio e ainda a instalação de dois campos desportivos, entre outras melhorias e alterações.

Este ano a EPD terá 1032 alunos, com 270 no ensino pré-escolar, 376 no 1.º ciclo, 131 no 2.º ciclo, 144 no 3.º ciclo e 121 no ensino secundário.

"Esta é uma escola portuguesa ao serviço de Timor e das relações fraternas entre dois povos que se querem e que no exercício de uma soberania inquestionável não renegam o passado comum", afirmou Acácio Brito.

José Pedro Machado Vieira, embaixador de Portugal em Díli, recordou que a EPD é um "projeto de referência para o Governo português" e é um "farol" no setor da cooperação na área educativa, que "continua a ser prioritário" para a atuação portuguesa em Timor-Leste.

"A educação é a face mais visível da cooperação portuguesa e um setor prioritário de atuação para os dois países", disse.

"O Governo português apoia uma série de projetos de grande significado na qualificação do ensino em Timor-Leste, com grupos distintos, mas que cumprem todos o propósito de apoiar o Governo de Timor-Leste no desígnio nacional de ter a língua portuguesa como língua oficial", afirmou.

Na sua intervenção, Dulce Soares recomendou aos alunos aproveitar a oportunidade que significava estudar numa escola "de grande qualidade", louvou o facto dos livros e manuais serem disponibilizados gratuitamente aos estudantes e disse que os pais deviam aproveitar para "aprender com os seus filhos".

"A educação dos filhos não pode ser só entregue aos professores e alunos. É importante acompanhar os nossos filhos. Ajudem-nos, acompanhem o seu percurso escolar e leiam com eles", afirmou.

Aos finalistas, Dulce Soares deixou um pedido para que se esforcem para prosseguirem os estudos universitários e pediu para que se formem e contribuam para o desenvolvimento do país.

"Timor-Leste precisa de pessoas qualificadas, contribuam para o desenvolvimento do país", disse, agradecendo a dedicação dos professores que estão deslocados de Portugal na EPD.

Lusa | em SAPO TL

Saiba mais sobre Timor-Leste em TIMOR AGORA

Sem comentários:

Mais lidas da semana