quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Vítima de racismo na Ilha de Luanda tem ação judicial em vista


Simão Hossi conta como foi agredido, humilhado e expulso de estabelecimento na Ilha de Luanda. Ao invés de desculpar-se, "Café Del Mar" justifica o ato. Ativista ouvido pela DW África exige encerramento do restaurante.

O episódio registou-se no domingo (26.08), quando a alegada vítima e um grupo de colegas escolheram o restaurante "Café Del Mar", na Ilha de Luanda, uma das zonas mais turísticas da capital angolana, para um encontro. O objetivo era despedirem-se de um amigo norte-americano, em fim de missão de serviço em Angola.

O ativista cívico e fotógrafo angolano Simão Hossi Sajamba explicou à Rádio Despertar, na noite desta segunda-feira (03.09), que foi interpelado pelo corpo de segurança quando regressava do banheiro.

"Transportaram-me até o exterior do restaurante e um deles deu-me algumas bofetadas. Para além de proferir aquelas palavras como “estás a ficar maluco, aquele não é lugar para mim, que eu não tenho juízo," descreveu a vítima.

Racismo, "ato deplorável"

A situação está a gerar polémica na sociedade angolana e está a ser entendida como um ato racista. O ativista Jeremias Benedito, do conhecido "caso 15+2", é um dos amigos de Hossi Sajamba que também estava presente no restaurante.

"Aquilo foi um ato deplorável, indignante e de falta de respeito para com o ser humano. Não se pode permitir que no nosso país haja indivíduos, estabelecimentos e instituições que pratiquem racismo," critica.

O restaurante "Café Del Mar" veio a público justificar o sucedido, sem se desculpar. Num comunicado, o estabelecimento afirma que o ativista e fotógrafo angolano estava "mal apresentado". Ou seja, "sujo".

Entretanto, o caso já é do conhecimento das autoridades angolanas. Nesta segunda-feira (03.09), a suposta vítima que diz tencionar intentar uma ação judicial contra os agressores, já recebeu da polícia a cópia do processo.

Jeremias Benedito não acredita que os implicados venham a ser responsabilizados. Mas pede das autoridades o encerramento do restaurante.

"O racista tem rosto e voz em Angola. O racista sabe que aqui a justiça não funciona. Racismo é o maior perigo à humanidade. Racismo enterra milhões e milhares de pessoas em todo mundo," avalia.

Reflexão necessária

Ainda é tabu falar sobre racismo em Angola apesar de ser uma realidade visível. Rappers como MCK e Yanick Afroman já abordam o assunto nos seus temas.

Na música "Realista", Afroman descreve como vê a situação. "Há sítios em que negro é barrado, mesmo bem apresentado. Mas o branco pode entrar de chinelo, calção," canta o rapper.

Mas, uma ampla reflexão sobre o racismo em Angola tarda acontecer, segundo Jeremias Benedito.

"Nós não estamos contra quem quer que seja que venha para o nosso país investir e conviver connosco - de forma harmoniosa, respeitando as regras estabelecidas e também as pessoas tal como são. No entanto, situações do género remetem-nos à seguinte reflexão: Quem é que está a sustentar o racismo em Angola? Qual é a sua origem? De onde parte?" questiona o ativista.

Manuel Luamba (Luanda) | Deutsche Welle

Sem comentários:

Mais lidas da semana