Macau, China, 16 out (Lusa) - A
Feira Internacional de Macau (MIF), o maior evento para a promoção do comércio
e investimento do território, regressa na quinta-feira com um espaço alargado
dedicado aos produtos e serviços dos países lusófonos, anunciou a organização.
Moçambique, que tem reforçado o
intercâmbio cultural com Macau, e a província chinesa de Fujian, no norte de
Guangdong, serão, respetivamente, o país e a região parceiros da 23.ª edição,
que volta a receber a participação de mais de 50 países e regiões.
De acordo com o Instituto de
Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), a edição deste ano vai
centrar-se nas vantagens de Macau como plataforma de negócios e serviços
comerciais entre a China e os países de língua portuguesa.
"Promover intercâmbios e
cooperação económicos e comerciais regionais" é o principal objetivo das
dezenas de fóruns, conferências e workshops integrados na MIF, que pretende
também "ajudar as empresas participantes a explorarem oportunidades no
âmbito das iniciativas chinesas 'Uma Faixa, Uma Rota' e 'Grande Baía', indicou
o IPIM.
Ao mesmo tempo, vai decorrer a
Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (PLPEX), com o
objetivo de reforçar o papel de Macau enquanto plataforma de cooperação entre a
China e o espaço lusófono.
Inaugurada em 2015 sob a forma de
"exposição dentro de uma exposição", no mesmo recinto da MIF, a PLPEX
cresceu em 2017, ano em que decorreu de forma independente pela primeira vez e
atraiu mais de 210 instituições e empresas dos países lusófonos.
Este ano, o IPIM duplicou a área
dedicada à exposição -- agora com 6.000 metros quadrados
-- e conta receber mais de 300 stands.
De acordo com o IPIM, foram
assinados na MIF do ano passado 67 protocolos, incluindo projetos de cooperação
entre governos e associações comerciais, nas áreas da agricultura, turismo,
desporto, educação, tecnologia e comércio de produtos alimentares.
Em 2017, a MIF contou com a
participação de empresas de mais de 50 países e regiões, ao longo de mais de
1.500 stands. Realizaram-se, ainda, 389 sessões de bolsas de contacto entre os
compradores presentes, de acordo com dados do IPIM.
"A realização dos dois
eventos [MIF E PLPEX] no mesmo período produziu um efeito ainda melhor, tendo
apresentado resultados satisfatórios e recebido comentários muito positivos
tanto por parte de empresários como por parte de cidadãos", sublinhou o
instituto em comunicado.
FST // JMC
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