terça-feira, 13 de novembro de 2018

São Tomé | Carvalhadas & Machim


Isabel de Santiago* opinião

Afrogeringonça. A versão africana, democrática, da geringonça existente em Portugal vai ter inicio em breve. Por mais engenharias ou Carvalhadas sem Machim, a Constituição da República existe, repito: existe, e vai ser Respeitada. Com tempestades (nos bastidores), Trovoadas políticas mas medrosas (um líder que se preze, jamais abandona o País, como um menino mimado que lhe tiraram a chupeta). Shame on you!

O  fugitivo, que só fugiu porque se diz doente (upss, diz-se doente! Mas não se trata no seu Hospital, para onde levou o Jovem Celso Monteiro que entende tanto de gestão hospitalar como eu de águas profundas, para onde mergulharam o povo santomense e o País.

Vamos a factos: o povo decidiu. O povo escolheu soberana e politicamente. Os partidos uniram-se. Na primeira linha MLSTP – PSD numa expressão de 23 assentos parlamentares, associando-se à coligação numa aliança de PCD+UDD+MDFM, traduzidos em 5 assentos parlamentares e o Movimento Caué com apenas 2 assentos nominais de António Monteiro e a Beatriz Azevedo, jovem descoberta por Presidente Pinto da Costa ex MLSTP – PSD promissora.

Acredito que o António Monteiro, um homem inteligente estará ao lado da nova liderança do País. Eu acredito e defendo que o mundo se divide em gente do Bem e do Mal. Deixo aqui a promessa que encetarei negociações com eles e farei com que todos representemos o Bem, a favor de desenvolvimento do País. Amorteceu. De que me serve. Informatização de serviços quando não temos luz elétrica nem são criadas centrais de energia renovável? De que me serve trazer um diretor de Londres para gerir o Hospital, sem expertise, se os reagentes são desviados e não se fazem as análises? Não me esqueço da Anabela das Dores. E não me esqueço do Racismo absurdo de uma médica (diz-se) de nome Camélia que escondeu os resultados a que tive acesso, porque temos tons de pele diferentes. Pode rezar  Ave Marias sem fim e peça perdão pelo que não fez. A Anabela partiu e nem 18 anos tinha.

De que serve termos uma constituição se ela tem sido violada? De que servem os magistrados se eles têm sido os principais prossecutores de desrespeito às Leis em vigor no País? Dou o caso vergonhoso da Juíza de 1ª instância cuja filha enviou para o País uma vez que tanto ela como a sua irmã, na Justiça,  mas não Justiceira nem respeitadora dos Direitos Humanos, apenas quiseram servir os seus interesses criando a vergonhosa situação que começou por ser uma manifestação pacífica e acabou na vergonha de ataques e rajadas de AK?

–É que – contrariamente ao que diz o filho de Miguel Trovoada – foram montados todos os palcos para a acusação. Intimidação como os recados de “amor e desamor” de Levy Nazaré à minha pessoa. Fala, Fala, mas seguiu mesmo caminho do aprendiz de Líder.

De que serve um líder se não sabe liderar? De que serve a ADI(tadura) se os seus dirigentes – por acaso membros do Governo cessante – fogem com medo?

De que serve serem tão bons e tão fantásticos autores de projetos (falaciosos e sem projeção no país) se as estradas estão sempre esburacadas, o esgoto é um atentado sério à saúde pública sobretudo das nossas mulheres que são as maiores empreendedoras do país, as nossas Palaês?

Na verdade, de que serves tu, rapaz da camisa branca de duas riscas – azuis e amarelas – se manchaste o país com o Machim da tua ganância e até o Chefe de Estado entrou no Jogo?

De que serve um Chefe de Estado que é “eleito” com manipulação de votos retirando a vitória a uma mulher que deveria ser a Presidente da República neste momento.

Senhor Presidente, nos seus mais de 75 anos, e pai de mais de 25 filhos apelo a sua razoabilidade: respeite o seu Povo. Respeite a decisão que é nossa. Respeite a Democracia. E exija ao Primeiro Ministro cessante que regresse, devolva os dossiers que já começaram a desaparecer e sobretudo, não vincule o nosso País a mais contratos (desconhecidos) e que apenas beneficiam quem os desenvolve.

Chega de Machadadas e Machim. Como V. Excelência referiu aos meios de comunicação social que respeito (Téla Non e LUSA)  no dia em que votou, O povo põe, o povo tira. O Povo santomense saiu à rua, numa noite, de um dia assim e tirou-o do poder. Dixit

Mostre agora, Senhor Presidente que é um promotor e respeitador da nossa Constituições e esteja ao lado do seu Povo. É que “ê cigá zá ê” de Carvalhadas&MachinsTrovoantes

*Isabel de Santiago, em Téla Nón | Foto: Isabel Santiago

Sem comentários:

Mais lidas da semana