domingo, 2 de dezembro de 2018

Livro | “Os Silêncios da Guerra Colonial” de Sara Primo Roque


A UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) apresentou o livro de Sara Primo Roque sobre a Guerra Colonial há pouco mais de uma semana, aqui no email do PG foi, infeliz e erradamente, captado pelo SPAN, privando-nos de tomar conhecimento da divulgação e convite da sessão de apresentação das obras que habitualmente nos enviam. Lamentamos o facto.

Repondo o correto, com algum atraso, recuperamos a referida divulgação do lançamento da referida obra de Sara Primo Roque adaptando à atualidade o texto de apresentação gentilmente enviado pela UCCLA.

Afinal seria mais um livro sobre o tema “guerra colonial”, que é tão caro aos portugueses, estudiosos e lusófonos na generalidade, não fosse conter vertentes diferentes do que conhecemos sobre o tema em outras obras. “Uma abordagem diferente no tratamento da Guerra Colonial”, refere a UCCLA. E é isso mesmo. Preste atenção. Divulgamos fora de tempo mas é sempre tempo de adquirir e conhecer a obra. (PG)

Livro “Os Silêncios da Guerra Colonial” de Sara Primo Roque apresentado na UCCLA

Uma abordagem diferente no tratamento da Guerra Colonial, numa perspetiva inovadora de domínios como a “guerra no feminino”, a “morte em tempo de guerra”, o “sexo em tempo de guerra”, entre outros, para além da procura do desejo e do afeto são os ingredientes da obra “Os Silêncios da Guerra Colonial” de Sara Primo Roque, apresentada na UCCLA, no dia 22 de novembro, às 18h30.

A obra tem a chancela das Edições Pasárgada, numa edição de novembro de 2017.

Sara Primo Roque licenciou-se em Antropologia, em 1998, pela faculdade de Ciências Sociais e Humanas, pela Universidade Nova de Lisboa. Em 1999 discutiu a sua tese de Licenciatura na qual obteve dezoito valores. Em 2005 terminou o seu mestrado em Colonialismo e Pós-Colonialismo no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), obtendo "muito bom" com unanimidade na discussão da sua tese A Guerra Colonial e os seus Silêncios. Participou com alguns textos na revista brasileira Vozes. Atualmente é professora do Ensino Básico.
------------
Morada UCCLA - Contactos
Avenida da Índia, n.º 110 (entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches), em Lisboa
Autocarros: 714, 727 e 751 - Altinho, e 728 e 729 - Belém
Comboio: Estação de Belém
Elétrico: 15E - Altinho 
Coordenadas GPS: 38°41’46.9″N 9°11’52.4″W     

uccla@uccla.pt | www.uccla.pt | UCCLA no Facebook | UCCLA no Flickr |UCCLA no Linkedin 

Sem comentários:

Mais lidas da semana