quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Presidente da FIFA propõe novo estádio de futebol na Guiné-Bissau

Presidente da FIFA, Gianni Infantino (esq.), de visita a Bissau
Presidente da FIFA, Gianni Infantino, prometeu apoiar projetos de desenvolvimento de futebol na Guiné-Bissau. Infantino visita vários países africanos a poucos meses de eleições na FIFA, em que se vai recandidatar.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, esteve três horas em Bissau e encontrou-se com o Presidente José Mário Vaz, o primeiro-ministro Aristides Gomes e representantes da Federação de Futebol e dos clubes guineenses.

Infantino não comentou denúncias de alegada corrupção na Federação de Futebol guineense, que terá levado à suspensão da construção de infraestruturas desportivas financiadas pela FIFA. 

Em Bissau, Gianni Infantino teceu sobretudo elogios à Guiné-Bissau, anunciando que a entidade máxima que gere o futebol mundial vai apoiar projetos para o desenvolvimento do desporto no país.

"A Guiné-Bissau tem talento, tem coração, tem paixão pelo futebol e temos de trabalhar juntos com a federação e com o Estado. É preciso infraestruturas, é preciso ajuda e vamos também investir recursos humanos e financeiros da FIFA", prometeu.

Um novo estádio?

Infantino disse que falou com o Presidente guineense, José Mário Vaz, sobre a forma como o futebol pode mudar de "forma positiva" as mentalidades do país. E propôs a construção de um novo estádio.

"Temos o problema do estádio [principal]… Porque não pensar num novo estádio de futebol, maior, como símbolo deste país, que é um país de futebol?"

À sua chegada ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira, o líder da FIFA, que esteve na Guiné-Bissau pela primeira vez, afirmou que o país era, por um dia, "a capital mundial do futebol".

O presidente da Federação de Futebol guineense, Manuel Nascimento Lopes, disse estar satisfeito com a disponibilidade demonstrada por Gianni Infantino para melhorar as infraestruturas desportivas.

"Nós estamos a trabalhar sobre os projetos de desenvolvimento do futebol. E vamos sincronizar ideias", garantiu.

Segundo o dirigente desportivo, a Guiné-Bissau vai votar a favor da continuidade de Gianni Infantino na liderança da FIFA, nas eleições marcadas para junho deste ano.
Infantino está a fazer um périplo por vários países da sub-região, incluindo à Guiné-Bissau.

Braima Darame (Bissau) | Deutsche Welle

Sem comentários:

Mais lidas da semana