domingo, 3 de fevereiro de 2019

Portugal | E se fingíssemos que o racismo não existe?


Ana Alexandra Gonçalves* | opinião

Na verdade é precisamente isso que temos vindo a fazer e, no pior dos cenários - naqueles em que é particularmente difícil escamotear - alegamos, de forma invariavelmente condescendente, que o nosso racismo não é tão mau quanto o dos outros e que se calhar, bem vistas as coisas, nem é bem racismo, são ideias pré-concebidas, eventualmente mal concebidas.

O problema ocorrido no Bairro da Jamaica (conjunto de prédios em alvenaria promovido a bairro) foi o suficiente para levantar a questão do racismo e do incómodo que o assunto traz para aquele pano de fundo de que tanto gostamos e que apelidamos de "brandos costumes".

Deste modo subsiste uma divisão que começa a ser cada vez mais notória entre aqueles que consideram que o racismo deve ser amplamente discutido e outros que, em nome de um argumento que postula que a mera associação de determinadas situações à palavra racismo fortalecerá movimentos de extrema-direita.

Bom, não será necessária uma análise particularmente exaustiva da História para se perceber que o silêncio e o subsequente gesto de empurrar o problema para debaixo do tapete nunca resolveu o que quer que seja, bem pelo contrário - permitiu que o pior viesse mesmo a acontecer.

Por conseguinte, e mais que não seja por esta razão que a História não nos fará esquecer, fingir que o racismo não existe nem sequer pode ser considerada opção, seja em nome do que for.

*Ana Alexandra Gonçalves | Triunfo da Razão

Sem comentários:

Mais lidas da semana