segunda-feira, 1 de abril de 2019

Portugal | António "Costa tem 11 motoristas" o que é "inaceitável num país pobre"


O número de motoristas de que o primeiro-ministro dispõe bem como o salário que cada um destes profissionais aufere são avançados por Joana Amaral Dias.

Num extenso texto publicado no domingo à noite na sua página de Facebook, Joana Amaral Dias traça as diferenças entre o sistema político de Portugal e da Suécia, este último “um dos países mais ricos do mundo que a Esquerda tanto gosta de citar como modelo de social-democracia”.

A ex-militante do Bloco de Esquerda escreveu que “António Costa dispõe de 11 motoristas” cujos “vencimentos brutos” são de 2.121 euros, tal como se vê numa imagem partilhada pela psicóloga e comentadora televisiva.

Mas isto não é tudo, refere. O gabinete do primeiro-ministro tem “62 membros”, o que para Joana Amaral Dias é “incompreensível num país progressista” e “num país pobre ainda é mais inaceitável”.



E se concorda com o facto de não ter sido António Costa a “inventar esta moda das mordomias”, a verdade, aponta, é que “também não acabou com ela”.

“Com os deputados verifica-se a mesmíssima pompa perdulária”, acusa, tecendo um conjunto de declarações comparativas entre os parlamentares portugueses e suecos.
Estes últimos, afirma Joana Amaral Dias, deparam-se com uma “realidade de contenção” que se traduz em “gabinetes de sete metros quadrados e limites muito rígidos para o uso do dinheiro dos contribuintes”.

A este respeito, a psicóloga acrescenta ainda que “não há cá benefícios extra”. “Cada deputado cuida da sua agenda de trabalho, prepara os seus discursos e marca ele próprio, nomeadamente, as suas reuniões e bilhetes de comboio ou avião”, escreve, rematando com o facto de que na “Suécia, o único político que tem direito a carro em caráter permanente é o primeiro-ministro: é um carro e não uma turma de motoristas”.

Patrícia Martins Carvalho | Notícias ao Minuto | Foto: Global Imagens

Ver Mais em Facebook

Sem comentários:

Mais lidas da semana