terça-feira, 18 de junho de 2019

Angola | Uma ausência que provocou lágrimas?


Emérito manda lixar seus camaradas "deixem-me gozar e morrer em paz" Já tenho a minha parte do roubo

Fernando Vumby* | opinião

Essa ausência de JES no congresso deles no fundo até foi uma lição bem dada ao JLO, aos seus lambedores de ontem e hoje ou não pouco importa nesta crónica. Não custa reconhecer que este homem é mesmo (bwé) e não foi por á caso que alguns chegaram a lhe considerar.

E ver como se fosse o mensageiro de Deus na terra ao ponto que lhe lambiam desde os pés até a cabeça. Cuidado (bwé) entre aspas sim, porque na verdade não é o termo certo, verdadeiro e vindo do meu coração para qualificar um homem.

Como este que fez de Angola e dos angolanos todos juntos de uma só vez gato sapato durante quase 40 anos sem que nada contra ele acontecesse.

Antes pelo contrário, de abuso ainda por cima acabou agraciado com uma medalha emérita fabricada exclusivamente para ele, o que deixa ainda e cada vez os angolanos mais perplexos e boca aberta.

Nesta crónica quero apenas realçar este desprezo que ele toma como opção para fazer não só os seus lambedores de ontem e hoje. Assim como os seus críticos sentirem saudades dele, a sua falta e os obrigando quase como a correrem atrás dele.

A arte de saber desprezar não está ao alcance de qualquer um, JES aqui dá mais uma vez uma lição aos seus camaradas. Em como se desprezar mostrando que é um grande artista. 
De quem se terá sempre saudades e se sentirá a sua falta quando estiverem reunidos.

Foi uma ausência que provocou lágrimas quero mesmo acreditar, quem olhou bem para a bancada onde estava o aglomerado dos seus seguidores. Alguns fingidos que juraram lutar até a última gota de lágrimas para honrarem o seu nome.

Deve ter notado como eu, alguns salpicos de lágrimas em algumas camisas se é, que as imagens não me confundiram. Fiquei com a sensação de que alguns presentes estavam perdidamente loucos para ver JES de novo entre eles, querendo a atenção dele e com mostras claras de que sentiam a falta dele.

Importa dizer aqui, que isto não é tarefa fácil e não está ao alcance de qualquer um. Fazer assim tanta gente sentir saudades e falta de si, ai está a magia de JES que funciona tão perfeitamente

Se calhar é aqui que justa ou injustamente tenho mesmo que tirar o meu chapéu pela primeira vez. Ao corrupto mais confiado e seguro do continente africano, não para lhe aplaudir apenas pela forma mágica como ele utiliza o desprezo.

Pois apesar de existirem muitas técnicas de como ignora os outros ou seja desprezar, são poucas que realmente funcionam. O mais velho JES faz isto com mestria tal, e isto é o que me espanta.

Ele faz de um jeito tão prático e com uma eficiência tal, tão rara, na hora de mandar lixar os seus camaradas como quem quisesse dizer:

Por favor deixem-me gozar em paz o que roubei e morrer também em paz....

Continuarei

Sem comentários:

Mais lidas da semana