domingo, 23 de junho de 2019

Moçambique | Segurança “continua estável” e "acções de malfeitores reduziram-se"


O ministro da Defesa disse hoje em Maputo que a situação de segurança no país continua estável, apesar dos ataques de grupos armados no norte, que, afirmou, se "reduziram consideravelmente".

"A situação de segurança continua estável, apesar dos ataques perpetrados por malfeitores desde outubro de 2017, na província de Cabo Delgado", referiu Atanásio M'tumuke.

O governante falava durante a 13.ª reunião anual dos adidos de Defesa acreditados junto das representações diplomáticas em Moçambique.

A reunião aconteceu no mesmo dia em que o país acreditou os adidos militares do Brasil, Canadá e Somália.

Numa alusão aos ataques no norte, o governante disse que a "cobiça" por Moçambique" é consequência da descoberta dos hidrocarbonetos naquela zona do país.


Como resposta, as forças de defesa e segurança encontram-se no terreno a levar a cabo operações para a neutralização dos grupos armados, acrescentou.

"As ações dos malfeitores reduziram-se consideravelmente, tendo os mesmos sido confinados aos distritos de Palma, Mocímboa da Praia, Nangade e Macomia, limitando-se somente a alguns ataques esporádicos", disse.

Atanásio M´tumuke disse ainda que os problemas de um país podem transitar para outros, independentemente das suas capacidades militares.

Por isso, há necessidade de olhar para a cooperação de forma "mais holística e integrada", pois a segurança, por via da parceria, é o fundamento primário para a estabilidade dos Estados.

De acordo com os números recolhidos pela Lusa, a onda de violência em Cabo Delgado já provocou a morte de cerca de 200 pessoas, entre residentes, supostos agressores e elementos das forças de segurança.

O Estado Islâmico difundiu este mês um comunicado reivindicando a autoria de um ataque que vitimou um número indeterminado de militares moçambicanos, em confrontos em Cabo Delgado, entretanto negado pela Polícia da República de Moçambique.

Lusa | em Sapo Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana