quarta-feira, 10 de julho de 2019

Angola | Livros escolares: O Prometido é devido...


António Jorge * | Luanda

E se dúvidas houvessem...

- UMA FOTO PARA ILUSTRAR... E MOSTRAR A... ARMA DO CRIME - OS MANUAIS ESCOLARES DO ENSINO PRIMÁRIO À VENDA NAS PRAÇAS E MERCADOS INFORMAIS DE LUANDA!

- Os manuais escolares para o ensino primário... e que são pagos pelo Estado Angolano desde 2009... não chegam aos alunos... apesar do que diz nas capas dos livros... taxativamente!

"DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE ANGOLA - PROIBIDA A VENDA" - incrito nos livros

Clicar para ampliar foto
- Que raio de sociedade e que tipo de democracia, em que ninguém sabe de nada... nem sequer dos livros escolares pagos pelo Estado... nem encarregados de educação, nem políticos ou forças partidárias, nem mesmo a comunicação social... e apesar de todos conhecerem a situação... 

Imagine-se a reforma escolar, que até tem uma comissão criada no âmbito da Assembleia Nacional, tal como acção social... 6 milhões de alunos... tantos milhões de livros por fazer... tantas centenas de milhões pagos pelo Estado... e pasme-se... Ninguém sabe do que é que estou a falar... 

Estou a falar de corrupção num processo continuado de ignomínia, lesando em primeiro lugar as crianças em idade escolar na primária e o desenvolvimento de Angola.

O trágico disto tudo... é o Estado pagar o que não é feito... e pagar facturas do que não é produzido... E o que é produzido... só se consegue comprando no mercado negro... por preços exorbitantes... dada a escassez e o carácter obscuro da venda. (continua)

Editora Mensagem - Luanda
António Jorge - editor e livreiro em Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana