quarta-feira, 24 de julho de 2019

NÃO-ALINHAMENTO ACTIVO, IMPRESCINDÍVEL PILAR DA PAZ GLOBAL


“Nuestros pueblos de América Latina, El Caribe, África, Asia y más allá, hemos logrado batallar con causas justas, ideas claras, valentía y gran potencia rebelde, por dos siglos, frente a los viejos colonialismos y todas sus formas de explotación” – Presidente Nicolas Maduro – 20 de Julho de 2019

Martinho Júnior, Luanda  

01- No dia 20 de Julho de 2019 em Caracas, teve início a Reunião Ministerial do Gabinete de Coordenação da Organização do Movimento dos Países Não Alinhados, que durou dois dias. (http://noticias.ciudadccs.info/comenzaron-actividades-previas-reunion-ministerial-del-mnoal-caracas/).

Essa Reunião culminou a profícua actividade de três anos da Venezuela à frente dessa Organização e serviu de preparação para a Reunião de cúpula que deverá ocorrer em Baku em Outubro do corrente ano, pois será o Azerbeijão que vai assumir a coordenação no próximo triénio. (https://mundo.sputniknews.com/politica/201907201088088838-comienza-en-caracas-la-reunion-ministerial-del-movimiento-de-los-paises-no-alineados/).

Com a Venezuela à frente dos destinos do Movimento, foi feito um exercício de revitalização vocacionado a defender as causas da paz global, do respeito entre as nações, os estados e os povos ao nível dos relacionamentos internacionais, da solidariedade sul-sul e da luta por um mundo melhor com a humanidade assumindo o respeito devido à Mãe Terra, tudo isso levando sempre em consideração a trilha da própria ONU. (http://www.correodelorinoco.gob.ve/venezuela-presenta-informe-sobre-gestion-presidencia-del-mnoal/).

120 países membros do Movimento procuraram com a Venezuela esforçar-se para a gestação duma plataforma consensual que se aproximasse da emergência da Rússia e da China, enquanto garantes exponenciais dum multilateralismo capaz de responder a essas tão legítimas aspirações, num momento em que o poder do império da hegemonia unipolar ostensivamente provoca desequilíbrios e subversões de toda a ordem, espalhando caos, terrorismo e desagregação ali onde exercem mais obstinada pressão. (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/07/o-paralelo-do-choque-martinho-junior.html).

Essa plataforma foi também inspiradora de outras iniciativas em busca da paz no mundo, inclusive em relação aos Grandes Lagos e República Democrática do Congo, tendo em conta que os componentes regionais (Uganda, Ruanda, Burundi, RDC e Angola), são também membros do Movimento. (https://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2018/6/29/Angola-participa-reuniao-para-paz-seguranca-dos-Grandes-Lagos,c7d7aae0-7ebb-45a5-b807-32437b7d0a6f.html).



02- A aproximação dos Não-Alinhados à emergência que promove o multilateralismo é, depois do que se convencionou chamar de “Guerra Fria”, uma força de atracção decorrente, tanto mais quando, com a Venezuela no exercício da coordenação nos últimos três anos, o império da hegemonia unipolar radicalizou suas intenções de domínio ao ponto de voltar a evocar a Doutrina Monroe para justificar o arregimentar de seus meios por toda a América, instrumentalizando-os nos seus bárbaros propósitos. (https://www.hispantv.com/noticias/venezuela/433559/movimiento-alineado-rusia-eeuu-unilateralismo).

À subversão da democracia, a Venezuela responde enquanto país Não-Alinhado com a integradora Doutrina Bolivariana, fazendo-a renascer 200 anos depois da saga das lutas pela independência, por que em pleno século XXI é a independência, a soberania, a busca de diálogo e de consensos nos relacionamentos internos e internacionais, assim como a paz que estão em causa. (http://noticias.ciudadccs.info/arreaza-venezuela-libra-segunda-gesta-libertaria-historia/).

A paz não é apenas a ausência de tiros, por que a paz só pode ser construída com organizações sociais abrangentes e partícipes no caudal da democracia, protagonizando as mais legítimas aspirações populares e a incessante busca por justiça social. (https://www.laprensalatina.com/los-no-alineados-cargan-contra-ee-uu-y-defienden-el-multilateralismo/).

Aos caminhos de civilização integradora a que se propõe a Doutrina Bolivariana, a bárbara Doutrina Monroe, excludente e determinada no domínio do império sobre os outros americanos tem procurado em vão impor-se. (https://dialogosdosul.operamundi.uol.com.br/america-latina/54730/o-retorno-da-doutrina-monroe-e-do-big-stick-ensaio-do-trumpismo-na-venezuela).

Está-se perante um processo histórico muito sensível na sua dialética e a determinação dos Não-Alinhados nos seus desempenhos deve corresponder aos interesses e às mais legítimas aspirações dos povos, a autêntica trincheira na construção da liberdade!

O império da hegemonia unipolar ao recorrer à Doutrina Monroe e sistematicamente ao cacete, esgotou as cenouras… o modo grotesco da conduta de Donald Trump é disso testemunho!


03- A Reunião de Caracas foi um ponto de situação imprescindível na preparação da Cimeira de Baku, pois o Azerbeijão, apesar de viver outras conjunturas, nas linhas gerais de conduta vai sentir a responsabilidade de dar sequência aos propósitos de mais de 2/3 dos estados que compõem a ONU. (https://www.telesurtv.net/news/venezuela-mnoal-delegaciones-reunion-ministerial-20190719-0034.html).

Foi também uma Reunião que serve de antecâmara ao XXVº Foro de São Paulo, que estimulará a solidariedade internacional com a Venezuela Bolivariana, sobretudo ao nível de busca de consensos práticos e integrados de organizações sociais da América. 

Recorde-se a propósito as palavras do Comandante Hugo Chavez sobre a responsabilidade do Foro de São Paulo, responsabilidade cuja vigência se continua hoje:

“Nos toca a nosotros asumir el papel de vanguardia y tenemos que asumirlo así, compañeros y compañeras, para que nos demos cuenta y tomemos conciencia de la gigantesca responsabilidad que tenemos sobre nuestros hombros, cada una de ustedes compañeras, cada uno de ustedes compañeros, camaradas, nosotros en el Partido Socialista Unido, los partidos aliados, nosotros en el gobierno la inmensa responsabilidad que tenemos… por eso honestamente creo que llegó la hora de convocar a la V Internacional y la convocamos desde Caracas y hacemos un llamado a todos los partidos socialistas revolucionarios, movimientos y corrientes de los que luchan por el socialismo, contra el capitalismo, contra el imperialismo para salvar el mundo” (https://frenteantiimperialista.org/blog/2019/07/23/venezuela-la-internacional-de-los-pueblos-en-lucha/).

A aspiração à paz é de primeira grandeza e nos relacionamentos sul-sul a paz está na ordem do dia, sobre a mesa de todos os esforços diplomáticos, por que sendo atirados histórica e antropologicamente para um subdesenvolvimento crónico, as nações e os povos precisam de encontrar caminhos de desenvolvimento sustentável, num momento em que se tem consciência do quanto o homem que realizou a revolução industrial e leva por diante a revolução das novas tecnologias, tem sido bárbaro para com o seu próprio planeta, a casa-comum de toda a humanidade e para com a humanidade!

Em Caracas respirou-se e respira-se essa responsabilidade transcendental e em Baku deve-se garantir a continuidade e até o aprofundamento das acções nessa trilha imprescindível para a sobrevivência da civilização e de forma que a barbárie capitalista, aquela arreigadamente mais fundamentalista, mais hipocritamente social-democrata, mais subversivamente neoliberal, seja votada finalmente ao fracasso, dando lugar a um outro mundo que, por via daqueles que lutam pela civilização, se vai para todos tornando possível! (http://noticias.ciudadccs.info/presidente-maduro-participa-reunion-mnoal/).

Ainda que sob a constante ameaça do império, em Julho Caracas é a capital mundial da paz!

Martinho Júnior - Luanda, 22 de Julho de 2019

Imagens:
.01- Exterior do lugar da Reunião do Movimento Não Alinhado, em Caracas, a 20 e 21 de Julho de 2019; 
.02- Intervenção do Presidente Nicolas Maduro na Reunião dos Não-Alinhados em Caracas;
.03- Aspecto da sala e dos representantes de 110 países membros do Movimento dos Não-Alinhados, 2/3 dos membros da ONU.

Sem comentários:

Mais lidas da semana