domingo, 7 de julho de 2019

Portugal | Flexibilização, Agência Lusa e Fake News

NÃO É VERDADE QUE O GOVERNO TENHA APROVADO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA “UM NOVO REGIME DE FLEXIBILIZAÇÃO DE IDADE DE ACESSO À REFORMA NA CGA” COMO A LUSA E OUTROS ÓRGÃOS DE INFORMAÇÃO DIVULGARAM

A LUSA distribuiu um comunicado em 27-6-2019 com o titulo “Governo aprova novo regime de flexibilização da idade de acesso à reforma na CGA” (para confirmar aceder ao link: https://www.lusa.pt/article/26544145/governo-aprova-novo-regime-de-flexibiliza%C3%A7%C3%A3oda-idade-de-acesso-%C3%A0-reforma-na-cga).

Este título foi depois foi reproduzido por quase todos media, sem antes analisarem a sua veracidade, criando nos trabalhadores e na opinião publica a falsa ideia que o governo tinha aprovado para os trabalhadores da Função Pública um novo regime de aposentação antecipada semelhante ao que vigora já para os trabalhadores do setor privado e que é mais favorável do que o regime da CGA. AQUELE TÍTULO DIVULGADO POR QUASE TODOS OS MEDIA NÃO É VERDADEIRO, É FALSO. Mas assim vai o jornalismo em Portugal.

O que o governo decidiu, como consta do comunicado do conselho de ministros de 27 de junho de 2019, foi apenas “a consulta pública e aos parceiros sociais, o novo regime de flexibilização da idade de acesso à pensão no regime convergente, ou seja, da CGA. Trata-se de aplicar (diz a nota), aos beneficiários da Caixa Geral de Aposentações um regime equivalente ao que já foi aprovado no âmbito do regime geral da Segurança Social”. 

Como é possível que a LUSA tivesse divulgado um título tão enganador/manipulador (Fake news) sabendo que ele não correspondia à verdade? O decreto-lei 84/2019 aprovado e publicado não contém qualquer novo regime de flexibilização como vamos mostrar.

Eugénio Rosa

Sem comentários:

Mais lidas da semana