quinta-feira, 25 de julho de 2019

Portugueses quando nasceram já sabiam que tinham as suas férias tramadas


Expresso Curto quase sem considerações da nossa parte. A exceção vai para a greve de motoristas marcada para meados de Agosto. Alarmistas afirmam que as férias dos portugueses estão tramadas nesse período. Afinal todos os portugueses gozam férias e viajam pelo país… Não sabíamos. O que sabemos é que o conto cor-de-rosa que contam desse gozar de férias cá dentro ou lá fora é só para alguns, não para todos os portugueses. Por motivos variados mas principalmente devido à miséria dos ordenados. E todos os portugueses têm automóveis? Não sabíamos.

Conhecemos é portugueses com automóveis da marca chaço que servem para muito pouco nas deslocações, para além dos seus proprietários não ganharem para os abastecer de combustível para além de 10 euros e quase sempre com 5 euros já chega. Bem, mas a verdade é que também há os que se endividam para “pagar” umas férias… Chegando depois a quase passar fome e a adiar o pagamento de calotes (imparidades).

Este é um país de miserabilismos em que muito menos de metade da população goza férias, mas os média e aqueles a quem convém vêm com as histórias da Carochina a bradar por férias estragadas por causa da greve dos motoristas em vez de também se focarem no país real e divulgarem a realidade quotidiana dos lusos. Esses tesos e esses escravos meio zumbis que quando nasceram já sabiam que tinham as férias tramadas porque os seus rendimentos estavam destinados aumentar as estatísticas das desigualdades, da pobreza, da miséria e da fome.

Siga para o Expressso. Por nós o assunto das férias daria pano para mangas e serviria para desfazer o mito das grandes férias no Algarve e a viajar cá dentro, com popós e carteiras recheadas.  

Siga para o Curto do tio Balsemão do Bilderberg, esse sim (e outros da espécie), tem bons períodos interpolados de férias, e os das ilhargas também. Massaroca não falta. Empreendedorismo abençoado... Pois.

MM | PG

Bom dia este é o seu Expresso Curto

O inferno são as férias dos outros

Miguel Cadete | Expresso

Inferno nas férias é um filme que a grande maioria dos portugueses só acredita ter visto nos piores pesadelos. A novidade é que descontando um ou outro episódio sombrio que se manteve na esfera pessoal ou familiar, esse filme está por estes dias a ser discutido na praça pública. Isso sucede quando se aproxima a época em que, por alguns míseros dias, se abandona a rotina do trabalho para cada um de nós, aparentemente, fazer aquilo que lhe der na real gana. Como se fossemos para outro mundo. Tudo porque o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas e o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias, que em abril já tinham ameaçado parar o país, entregaram um pré-aviso de greve com início marcado para 12 de agosto.

Os alertas ribombaram quando as negociações entre os sindicatos e os patrões, a ANTRAM, não chegaram a bom porto, nem sequer quanto à percentagem de serviços mínimos a prestar. Antes já tinham surgido os avisos por parte dos próprios sindicatos de motoristas e das empresas de distribuição (“podem faltar alimentos nos supermercados”) a que se juntaram as associações que representam hotéis, restaurantes e taxistas de que a greve teria um “impacto brutal”.

Os outros, aquilo que está mais distante, isto é, o turismo, os estrangeiros e o Algarve seriam claramente mais afectados. “Convém lembrar ainda que os cidadãos estrangeiros se encontram numa situação de certa fragilidade, não têm plano alternativo, não falam a língua e estão longe de casa, podendo necessitar, por exemplo, de recorrer a serviços de saúde”, disse Cristina Siza Vieira, presidente-executiva da Associação de Hotelaria de Portugal.

O Governo, que tem sofrido mais reveses por omissão do que por ação, entrou desta vez bem cedo em campo. Provavelmente com o intuito de acalmar a ânsia dos portugueses quando faltam pouco mais de dois meses para as eleições, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, sem querer morrer de véspera, aconselhou ser “avisado podemo-nos abastecer para enfrentar com maior segurança o que vier a acontecer”, sublinhando que o Governo está a fazer “o seu trabalho” para evitar a greve e que essa estratégia será conhecida “nos momentos certos”.

Além desse trabalho, está igualmente a ser montado um plano B que prevê, segundo o secretário de Estado da Energia, João Galamba, “uma rede de abastecimento de emergência”, atualizando aquela que foi preparada em abril, se não forem cumpridos os serviços mínimos, acautelando que a região do Algarve continuará também a ser abastecida com gás. O Expresso porém, ao consultar gasolineiras e empresas petrolíferas soube que bastam três dias de inatividade para que os postos de abastecimento comecem a secar.

Noutra frente, o ministro do Trabalho, Vieira da Silva disse não compreender o conflito que conduziu ao pré-aviso de greve dos motoristas, colocando em causa a “credibilidade” do movimento sindical ao desencadear uma paralisação com “consequências muito pesadas” para a maioria dos portugueses e para a economia nacional.

Recorde-se que faltam mais de duas semanas para o dia anunciado do início da greve, ainda que grande parte dos portugueses que ainda não gozaram férias esteja prestes a mergulhar nelas. As férias são sempre um filme.

OUTRAS NOTÍCIAS

Vaga de calor na Europa tem hoje o seu ponto alto. As previsões indicam que hoje será o dia em que se vão bater os recordes de temperatura em países como a França, Alemanha, Holanda e Inglaterra. Paris deverá bater o recorde de sempre: as estimativas apontam para 42º. O atual máximo é de 40,7º, estabelecido em julho de 1947.

Há suspeitas de Rui Pinto ter invadido e-mail de Carlos Alexandre. O chamado super juiz pode ter visto a sua caixa de correio electrónica devassada por Rui Pinto, o hacker que se tornou conhecido quando do caso dos e-mails do Benfica. O juiz é testemunha do processo e já foi ouvido pelas procuradoras.

Marcelo escolhe Tolentino para o 10 de Junho de 2020. O Presidente da República anunciou ontem que Tolentino Mendonça, cronista do Expresso e Bibliotecário do Vaticano, irá presidir às comemorações do 10 de Junho de 2020 que terão lugar na Madeira e na África do Sul.

Estado comparticipa medicamento à base de canábis. Lê-se na manchete do “Público”que o primeiro remédio à base de canábis custa 475 euros e terá uma comparticipação de 37%. Fixe este nome: Sativex. É receitado para doentes com esclerose múltipla. E estará disponível a partir de setembro.

Boris Johnson faz governo com apoiantes do Brexit. O novo primeiro-ministro do Reino Unido substitui grande parte do executivo de Theresa May e apresentou uma equipa que é composta pelos apoiantes mais duros do Brexit. Vários, como Dominic Raab, ministro dos Negócios Estrangeiros, são descendentes de emigrantes. Boris Johnson fala hoje no Parlamento.

Espanha mais próxima de eleições. A provável derrota de Pedro Sanchez, hoje, em mais uma votação a decorrer no Parlamento pode conduzir a novas eleições pois o seu governo não tem maioria. O “El País” diz que as negociações entre os dois partidos estão mortas.

Listas do PSD para as legislativas muito discutidas. Hugo Soares, antigo líder da bancada parlamentar do PSD, não fará parte das listas de candidatos a deputados por Braga nas eleições de 6 de outubro. O mesmo sucede com Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças de Passos Coelho, que não concorrerá por Setúbal. Duarte Marques, por Santarém, está em dúvida. As listas finais são aprovadas terça-feira em Conselho Nacional.

Facebook revela que está a ser alvo de investigação. Horas depois de ter sido anunciado que a rede social tinha sido multada em cinco mil milhões de dólares, o Facebook revelou, durante a sua apresentação de resultados, que está a ser alvo de investigação devido a práticas adversas à livre concorrência por parte da Federal Trade Comission .

Benfica ganha à Fiorentina; Sporting empata com Liverpool. O Benfica venceu a equipa italiana por 2 – 1, com um golo ao cair do pano de Caio. O Sporting, que abriu o marcador logo aos cinco minutos com um golo de Bruno Fernandes, acabou por empatar 2 – 2com o campeão europeu .

Portugal está na final do Europeu de sub-19. Depois de vencer a Irlanda por 4 – 0, Portugal apurou-se mais uma vez para a final daquele torneio. Os golos foram de Vítor Ferreira e Gonçalo Ramalho (3). O último adversário é a Espanha.

Muse filosofaram ontem à noite no Passeio Marítimo de Algés. A banda inglesa ofereceu um aparatoso concerto no mesmo local onde se realiza o festival NOS Alive. O texto da reportagem e as fotos já estão disponíveis no site da BLITZ.

FRASES

“O Brexit foi uma decisão fundamental do povo britânico e há que respeitá-la. Não há mas, es, ou ses que valham”. Boris Johnson, enquanto discursava depois de ser nomeado primeiro-ministro

“Há uma sentença de morte sobre a caricatura e isso não pode ser”. António, cartunista do Expresso, em entrevista ao “Público”

“A música deu-me uma vida mais simpática”. Tony Carreira, cantor, em entrevista ao “Jornal de Notícias”, a propósito do documentário sobre a sua carreira que hoje se estreia nas salas

“Podes fazer as malas”. Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, dirigindo-se ao jogador Danilo, citado pelo “Correio da Manhã”

O QUE ANDO A LER

Há vida para lá da praia e do campo, do rio e da montanha, mesmo para quem passa férias em Portugal. A Mãe Natureza pode muita coisa mas não pode tudo. E é nessa fronteira que podem surgir algumas sugestões para quem queira descobrir alguns dos melhores produtos de gastronomia portuguesa.

Nos últimos anos, felizmente, têm sido publicados livros que oferecem o registo dos mais “preciosos e surpreendentes produtos da nossa gastronomia” que se tornam indispensáveis para quem quiser fazer esse caminho.

Por exemplo, “Os 100 Melhores Azeites de Portugal” (Lua de Papel), do jornalista Edgardo Pacheco, lista os produtores mais considerados do país, de norte a sul, com base em regras claras e critérios de mérito.

O mesmo sucede com “TOP Tesouros de Origem Portuguesa” (Esfera dos Livros), de Fortunato da Câmara, crítico de gastronomia do Expresso, onde se encontram mencionados produtos de excelência portugueses como o limão galego dos Açores, a meloa de Santa Maria, o queijo chévre da Maçussa ou a flor de sal de Castro Marim. Também aqui, a escolha recai no que distingue a produção e os produtos portugueses. Por vezes, fabricados em quantidades muito limitadas.

A mesma ideia de fixar o que de melhor se faz encontra-se em “Entre Ventos e Fumos” (Bertrand Editora) de Nuno Diniz (de que já deixei aqui nota), e que se dedica aos mais distintos, raros e preciosos fumeiros e enchidos de Portugal, muitos deles em vias de extinção.

Por cá, o turismo gastronómico – excepção feita às visitas a adegas vinícolas – ainda não é uma tendência muito forte. Mas com as indicações certas, percebe-se que nem é difícil conciliar a tradicional praia, campo, rio ou montanha com uma ou outra incursão naquilo que nos torna diferentes.

Tenha um bom dia e, se for caso disso, umas excelentes férias. Amanhã estará por aqui a Cristina Figueiredo para lhe servir mais um Expresso Curto

Sem comentários:

Mais lidas da semana