quinta-feira, 25 de julho de 2019

Boris Johnson


Ana Alexandra Gonçalves* | opinião

Boris Johnson é o novo primeiro-ministro inglês, substituindo Theresa May. Boris, como é conhecido, apenas Boris, é considerado um político irreverente, eufemisticamente.

Contudo, o pior de Boris Johnson não é a sua "irreverência", chamemos-lhe assim, mas a forma irresponsável como levou o país para a asneira do Brexit, bem como as promessas de um Brexit à força, tudo isto levado a cabo porque quem tem sérios problemas de legitimidade democrática. Recorde-se que Johnson foi escolhido pelo Partido Conservador e por inerência veio a ocupar o cargo de primeiro-ministro. Jeremey Corbyn, líder do Partido Trabalhista referiu mesmo que Boris Johnson havia sido escolhido por menos de 100 mil pessoas.

Dito isto, as negociações referentes à saída do Reino Unido da União Europeia serão encabeçadas por quem contou com os votos de menos de 100 mil pessoas. Isto, claro está, se existir alguma espécie de negociação porque a vontade parece ser de sair mesmo sem acordo.

As principais figuras da UE fingem estar bem com esta escolha, enquanto os EUA, designadamente Donald Trump, desdobra-se em elogios, o que por si só já representa um péssimo presságio.

*Ana Alexandra Gonçalves | Triunfo da Razão

Sem comentários:

Mais lidas da semana