domingo, 15 de setembro de 2019

Portugal | Eleições em 6 de outubro... a grande questão?



...Terá o PS a maioria absoluta? Porque é que é assim... tão redutora a nossa esperança e desejo?

- Porque será que apesar dos recuos políticos das conquistas de Abril...

Ainda hoje o sistema político em Portugal, está acima da capacidade de compreensão... e da iniciativa popular política e social.

E... porque as razões principais que transformaram o golpe militar do 25 de abril, numa revolução com apoio das massas populares... ainda está mal explicado aos portugueses.

Nomeadamente retirando ou omitindo a importância da influência decisiva da luta dos movimentos de libertação africanos, no amadurecimento e agudização das três frentes de guerra em África durante 13 anos... que fez em 10 anos, um milhão e meio de portugueses emigrados... além dos milhares de mortos, estropiados e traumatizados de guerra... e que conduziram ao enfraquecimento, isolamento e morte do regime colonial fascista.

Não se pode esconder a nossa história de 48 anos de regime fascista e o atraso económico, político e social... e das alienações seculares produzidas e da influência antropológica que teve e tem ainda... esse passado de trevas no povo português.

Demos um salto em Abril... e estatelamo-nos!

E se não é pior... é porque não é preciso ainda... e o fascismo se um dia vier de novo, será por razões supra nacionais!

- A desilusão vem daqui... da visão estreita da compreensão do processo histórico.

*Ex-sindicalista do comércio da CGTP-Intersindical Nacional

Sem comentários:

Mais lidas da semana