terça-feira, 22 de outubro de 2019

Canadá | Partido Liberal do PM Justin Trudeau vence eleições mas perde maioria absoluta


Para repetirem a maioria de 2015, os liberais precisavam de conquistar 170 assentos parlamentares. Um Governo minoritário significa que o primeiro-ministro reconduzido terá de contar com o apoio de partidos da oposição mais à esquerda. Antes da votação, as sondagens mostravam uma disputa renhida entre Trudeau e o líder do Partido Conservador

O Partido Liberal do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, venceu as eleições desta segunda-feira e formará um Governo minoritário, avança a estação pública CBC. Os liberais estavam a liderar ou já tinham sido eleitos em 146 dos 304 distritos eleitorais por volta das 22:30 de Toronto (03:30 de terça-feira em Lisboa).

Para repetir a maioria absoluta de 2015, Trudeau precisava de conquistar 170 assentos parlamentares. Um Governo minoritário na Câmara dos Comuns, que tem 338 lugares, significa que o primeiro-ministro reconduzido terá de contar com o apoio de partidos da oposição mais à esquerda para fazer avançar alguns dos principais diplomas.

Antes da votação, as sondagens mostravam uma disputa renhida entre Trudeau e o líder do Partido Conservador, Andrew Scheer. Em teoria, qualquer um dos dois partidos poderia ganhar mas nenhum deles conseguiria governar sem o apoio de partidos mais pequenos, com destaque para o Novo Partido Democrata (de esquerda) e para o Bloco Quebequense, um grupo regional que colocou os problemas locais no centro do debate destas eleições.


O APOIO DE OBAMA

Numa invulgar demonstração de apoio, o ex-Presidente dos EUA Barack Obama veio dizer, na reta final da campanha, que “o mundo precisa da liderança progressista” de Trudeau. No entanto, o chefe do Governo sai do seu primeiro mandato com uma imagem enfraquecida por diversos escândalos – um deles por ter aparecido numa fotografia de juventude de cara pintada de negro – e a sua popularidade caiu fortemente após um caso de ingerência política num processo judicial.

Alguns analistas preveem que quatro membros do atual Governo possam perder o assento parlamentar, incluindo o ministro da Segurança Pública, Ralph Goodale, um dos pesos-pesados do Executivo.

A CENTRALIDADE DO CLIMA

O Partido Verde, de Elizabeth May, ganhou notoriedade durante a campanha, colocando as alterações climáticas no centro do debate. Trudeau não escapou a esta centralidade e apelou a que os eleitores escolhessem “um Governo progressista forte, que una a população e lute contra as mudanças climáticas”. O líder dos liberais trouxe para a campanha a promessa de um imposto sobre o carbono, onde, de resto, foi acompanhado por idêntica promessa dos conservadores.

O sistema político do Canadá permite que o primeiro-ministro cessante se mantenha no cargo, mesmo que o seu partido não vença as eleições, caso garanta a maioria de apoio parlamentar. A possibilidade deste cenário levou a oposição a acusar Trudeau de estar a tentar negociar, nos bastidores, uma maioria com o Novo Partido Democrata.

Os mais de 27 milhões de eleitores num vasto país com seis fusos horários foram esta segunda-feira chamados às urnas. Os Partidos Liberal e Conservador alternam no poder desde 1867.

Hélder Gomes | Expresso | Imagem: COLE BURSTON/GETTY IMAGES

Sem comentários:

Mais lidas da semana