quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Portugal | Membro fundador anuncia saída do Livre por "postura" onde não se revê


Miguel Dias, candidato do Livre pelo círculo de Setúbal nas últimas legislativas, vai desvincular-se do partido.

Numa altura em que se assistem a divergências internas no Livre, Miguel Dias, membro fundador do partido, anunciou, na terça-feira, que vai cortar o 'cordão umbilical' que o liga ao partido. O candidato do Livre pelo círculo de Setúbal nas últimas legislativas, justifica a saída por uma "questão de forma e de postura política" com a qual não se revê. Por sua vez, um porta-voz do partido, em declarações à TSF, recusa-se a confirmar se a saída está relacionada com a polémica.

Miguel Dias anunciou a saída do partido nas redes sociais, onde explicou que esta "não foi uma decisão fácil nem leviana. É emocionalmente complexa a decisão de abandonar o LIVRE, partido" que ajudou "a fundar" e ao qual esteve vinculado durante seis anos. "As razões para a minha saída foram explicadas internamente", vincou.

Esclareceu ainda Miguel Dias que os motivos que estão na base da sua saída "não estão relacionados com conteúdo", porque os seus "valores ideológicos e as ideias políticas continuam a condizer em larga medida com o defendido com o partido". A saída é motivada, isso sim, por "questão de forma e de postura política" na qual não se revê.


A TSF falou com Pedro Nunes Rodrigues, porta-voz da direção do Livre, que lamentou a saída do candidato de Setúbal. "Ficamos com alguma pena que o Miguel decida desvincular-se do Livre, mas é uma decisão pessoal", afirmou. "O grupo de contacto [direção] pode apenas agradecer ao Miguel toda a dedicação que deu nos últimos seis anos ao Livre. Foi uma das pessoas mais importantes na dinamização do núcleo do Livre em Setúbal", acrescentou.

Pedro Nunes Rodrigues recusou-se a afirmar que a saída de Miguel Dias está ligada à mais recente polémica que tem abalado a estrutura do Livre. "É natural que as pessoas se desvinculem do partido, é a vida política de um partido. Não podemos exigir que qualquer membro permaneça no partido para sempre. Não vamos continuar a alimentar polémicas, portanto, não vamos comentar qualquer caso que seja considerado uma polémica". 

Recorde-se que o conflito interno no partido surgiu da alegada “falta de comunicação” entre Joacine Katar Moreira e a direção do Livre, que terá começado quando a deputada se absteve no momento de condenar Israel pela nova agressão a Gaza.

Perante a situação, o Livre veio a público, através de comunicado, manifestar “a sua preocupação com o sentido de voto da deputada Joacine Katar-Moreira, em contrassenso com o programa eleitoral do Livre e com o historial de posicionamento do partido nestas matérias”.

Ora, Joacine não se deixou ficar e reagiu às declarações do partido: “Assumo total responsabilidade pelo voto e devo dizer que, apesar de a abstenção não constituir um voto a favor ou um voto contra, ela não representou aquilo que tem sido desde sempre a minha posição pública sobre esta temática. Votei contra a direção de mim mesma”.

O caso vai seguir para Conselho de Jurisdição, mas Joacine Katar Moreira viu-se mais uma vez envolvida (noutra) polémica. A deputada falhou o prazo estabelecido pelo Parlamento para a entrada de projeto de lei da nacionalidade do Livre, uma das bandeiras do partido.

Já depois disso, a única deputada eleita do Livre, pretendendo evitar as questões de jornalistas no Parlamento, pediu para ser acompanhada por um oficial da guarda do Palácio de São Bento. O pedido não foi visto com 'bons olhos' pela Assembleia, sendo que Ferro Rodrigues pediu inclusive que fossem apuradas as circunstâncias do episódio.

Ao Notícias ao Minuto, o secretário-geral da Assembleia da República, Albino Azevedo Soares, afirmou que "não estava em causa a segurança física". O pedido da equipa de Joacine não se justificou, vincou o responsável.  

Filipa Matias Pereira | Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana