quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Crise política em Timor-Leste custou à economia 316,6 milhões euros -- Banco Mundial


Díli, 12 de 2019 (Lusa) - A situação política em Timor-Leste entre 2017 e 2018 custou à economia 350 milhões de dólares (316,6 milhões de euros), segundo o Banco Mundial, que prevê um crescimento de 4,6% em 2020, muito abaixo das previsões do Governo.

O Relatório Económico de Timor-Leste, divulgado hoje, contrasta com a versão mais otimista do Governo, que antecipa um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) não petrolífero de 7,2% no próximo.

A instituição mantém igualmente uma estimativa mais reduzida para o crescimento em 2019, de apenas 4,1%, menos um ponto percentual que a estimativa do Governo.

A previsão é de que a atividade económica se continue a acelerar, "mas permanecendo significativamente abaixo" do alvo de 07% do Governo para o próximo ano, refere o relatório, com o PIB a regressar no próximo ano aos níveis de crescimento de 2016 e ainda longe dos níveis de 11,1% de 2008.


Em termos de PIB per capita -- usado para medir padrões de vida -, o Banco Mundial nota que "tendo em conta a atual taxa de crescimento populacional" o crescimento nos próximos dois anos será de apenas 2,5%.

O PIB per capita, nota o relatório, "aumentou a uma média de menos de 2% entre 2012 e 2016, com os níveis estimados em 2018 a serem idênticos aos de 2011".

"Investimento público continuará a ser o principal motor do crescimento económico, com o consumo privado a ter um papel importante, ainda que impulsionado por gastos públicos recorrentes sob a formar de salários ou outros benefícios pessoais", refere o texto.

O relatório nota que os gastos públicos no primeiro semestre de 2019 foram 16% mais altos do que no mesmo período de 2018, o que "contribuiu para aumentar a confiança do consumidor, enquanto se espera que o investimento privado também beneficie de mais políticas e estabilidade económica".

Apesar da recuperação depois da contração de 2017 e 2018, o Banco Mundial nota que as perspetivas de crescimento a médio prazo "permanecem prejudicadas por um setor privado fraco".

Pedro Martins, economista do Banco Mundial e um dos autores do relatório, defende por isso que são "necessárias reformas importantes para abrir o potencial do setor privado e alcançar às metas políticas do governo - que incluem uma taxa média de crescimento económico acima de 7% e a criação de pelo menos 60.000 novos empregos por ano".

Em termos macroeconómicos, o relatório refere-se a uma situação estável, com inflação baixa e menor pressão em termos de câmbios, notando um aumento de 13% no crédito ao setor privado, "devido à maior demanda das famílias".

Apesar disso, o Banco Mundial prevê que os saldos da conta corrente e financeira "se deteriorem, devido ao aumento dos gastos públicos que estimularão as importações de bens e serviços.

O foco do relatório vai de encontro à nova estratégia do Banco Mundial para Timor-Leste, focada no "fortalecimento das bases para o crescimento liderado pelo setor privado, melhorias do capital humano e da infraestrutura conectiva", como notou Macmillan Anyanwu, responsável da instituição em Timor-Leste.

A análise recomenda medidas para "melhorar a competitividade e o desempenho das empresas locais", o que considera "ingrediente essencial para acelerar o crescimento e elevar os padrões de vida".

A falta de acesso ao financiamento, as complexas regulamentações comerciais e de importação e a baixa qualificação da força de trabalho são alguns dos fatores que levam ao pior desempenho das empresas.

ASP // ACL

Sem comentários:

Mais lidas da semana