segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Primeira fase da resolução do conflito comercial entre a China e os EUA


David Chan | Plataforma | opinião

Após algum esforço conjunto das equipas de negociação dos dois países, parece que foi possível chegar a um consenso na primeira fase da criação do acordo económico e comercial entre a China e os EUA. Donald Trump parece feliz com este desenvolvimento, tendo pela primeira vez partilhado que "também quer" um acordo. A data para a nova ronda de tarifas era suposto ser a 15 de dezembro, o que fez com que todo o mundo estivesse atento às decisões dos dois países. Às 22 horas e 35 minutos (hora americana) do dia 12 de dezembro, não conseguindo dormir, Trump decidiu publicar um tweet em que revelou estar perto de chegar a um acordo com a China. "Eles querem acordo e nós também". Este septuagenário teimoso e desbocado insiste que a China quer muito um acordo, e acabou assim por revelar as suas verdadeiras intenções: Eles querem e nós também.

Não foi fácil para Donald Trump admitir tal coisa, foi a primeira vez que o disse, tanto em público como online. A guerra comercial sino-americana foi iniciada pelos EUA, e desde o início que a China tem demostrado oposição e insistido que não existem vencedores neste tipo de conflitos comerciais. Tanto a China como os EUA sairão prejudicados, afetando ainda toda a economia mundial. O lado chinês tem tentado resolver os conflitos através de negociações, todavia o Governo de Trump parece obcecado em voltar atrás com a palavra, forçando a China a aceitar as exigências e pondo em causa a dignidade do país. Esta atitude enfureceu claramente o povo chinês, e em resposta a Washington, a China impôs-se: "Aberta a negociações; Pronta a lutar até ao fim; Não se deixando enganar". Agora, mais de uma dezena de negociações depois, os EUA estão a perder a vantagem económica sobre a China. Os dois lados entraram numa nova fase que revelou a vantagem política que a China tem sobre os EUA, o que acaba por destruir a confiança de Trump na reeleição. A confissão de Trump parece por isso mais urgente para ele do que para a China. O processo de reeleição nos EUA já teve início, tal como o processo de tentativa de destituição do presidente americano. Assim sendo, se os EUA não chegarem a acordo com a China, o país irá sofrer consequências graves a nível interno e externo, incluindo no processo de reeleição. Aproximando-se a época natalícia, ao longo das negociações entre os dois países parecia que a imposição de tarifas sobre exportações chinesas no valor total de 165 mil milhões de dólares seria algo inevitável. Mas trata-se de produtos essenciais para os americanos. Tanto o Pai Natal como o próprio povo americano são contra estas taxas, e se Trump for contra a sua vontade, os eleitores irão revoltar-se. Por isso é que Trump, honestamente, também quer chegar a um acordo.

Trump passou de afirmar que não aceitaria nenhum acordo, e de que a China era a única impaciente a negociar, a aceitar esta primeira fase. Porém queremos ainda ver o presidente americano a diminuir as defesas gradualmente, pois a China nunca irá pôr em causa a soberania ou dignidade. O país irá sempre manter a calma, ao contrário de Trump. E quando a pessoa com quem se negoceia é desbocada e governa o seu país através do Twitter, é preciso estar sempre alerta. Todavia, mais uma vez, não existem vencedores numa guerra comercial, nem perdedores num acordo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana