domingo, 5 de maio de 2019

Oferta de operação gratuita de bebé timorense com hidrocefalia é ignorada


O silêncio por parte das autoridades timorenses persiste e nem chega à comunicação social ou redes sociais algum eco. O bebé timorense Akai, que sofre de hidrocefalia, não está a beneficiar do tratamento especializado que lhe foi oferecido por uma ONG, Tropas da Paz.

Aquela ONG propõe tratar adequadamente o pequeno Akai e operá-lo gratuitamente em clínica especializada em Angola, tendo o governo timorense ou beneméritos, de suportar as viagens de ida e volta de Timor-Leste para Angola, Luanda, de Akai e decerto de familiar que o acompanhe.

Quer no Facebook, quer no Timor Agora, a situação tem sido divulgada nestes últimos dias sem que seja conhecida reação positiva ou negativa – ou qualquer alegação plausível - por parte das autoridades timorenses. O silêncio prevalece e dá nota de que a situação de Akai está a ser ignorada por quem tem o poder de decidir para que o bebé Akai se salve e venha a ter uma vida normal futuramente.

A seguir, exatamente do Timor Agora transcrevemos o imaginário e muito provável pedido de Akai para que não o ignorem e que o salvem de morte certa, depois da curta existência de sofrimento a que está sujeito presentemente.

Redação PG

Timor-Leste | Ramos Horta crítica burocracia da CPLP


José Ramos Horta criticou a burocracia da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O diplomata timorense considera que, como organização pluricontinental, a CPLP não pode agir como se fosse regional.

“Em relação à CPLP, esta organização tem de refletir e de se redimensionar. O que tem sido feito, ao longo da sua existência, é que a CPLP está a replicar, a copiar a burocracia de organizações regionais, como a União Europeia, a ASEAN, a União Africana e organizações dos Estados americanos”, disse na terça-feira (30-05), na sua residência em Metiaut, Díli.

Para o ex-Presidente da República timorense, a burocracia da CPLP não reflete as condições reais de cada país membro desta organização lusófona, nomeadamente nas áreas das finanças, turismo e segurança.

“A CPLP não é uma organização regional. Não compreendo por que razão tem de ter reuniões de ministros das Finanças. Nem temos a mesma moeda. Cada um tem a sua moeda diferente. Não há dois países da CPLP com a mesma moeda. Neste caso, do que esses ministros vão conversar? Sobre o quê? Não entendo por que é que tem de haver reuniões ministeriais de turismo. Nem compreendo por que tem de haver reuniões de polícias. Estamos em realidades completamente diferentes”, referiu.

Portugal | António Costa diz que oposição está a "brincar com o fogo"


O secretário-geral do PS, António Costa, acusou a oposição de "brincar com o fogo" ao aprovar, no parlamento, a recuperação do tempo total de serviço dos professores no período em que houve congelamento de progressões.

"É extraordinário que agora que conseguimos ter o défice mais baixo da nossa democracia, que estamos a reduzir finalmente a dívida pública do país, que temos a mais baixa taxa de desemprego das últimas décadas, que pela primeira vez desde o ano 2000 temos três anos consecutivos a crescer acima da média europeia, haja quem resolva brincar com o fogo e queira deitar tudo a perder", afirmou António Costa, também primeiro-ministro.

Discursando em Coimbra, num jantar comício com cerca de 1.500 autarcas socialistas de todo o país, o líder do PS salientou que o Governo a que preside "nunca prometeu o que não podia fazer" e tem de dar "cada passo com segurança".

"Nunca podemos dar um passo maior do que a perna, porque sabemos que aqueles que há três anos anunciavam o diabo estão sempre à espreita do primeiro deslize para nos apresentar a fatura dos erros que pudéssemos cometer e é por isso que não estamos disponíveis para cometer erros, nem para pagar a fatura das irresponsabilidades que os outros querem cometer", afirmou, numa referência ao PSD.

Portugal | PCP acusa Governo de querer desfazer "correlação de forças"


O secretário-geral do PCP acusou hoje o PS de estar a tentar "desfazer a atual correlação de forças" no parlamento e reiterou que o partido manterá a sua posição sobre a contabilização do tempo de serviço dos professores.

"O PS está a querer desfazer-se da atual correlação de forças e da força do PCP. Já todos compreenderam que é o calculismo eleitoral e a fixação pela maioria absoluta que leva o Governo a ameaçar demitir-se", afirmou Jerónimo de Sousa.

O líder comunista falava esta tarde na Amadora, no distrito de Lisboa, durante um almoço de militantes, que decorreu no refeitório de uma escola secundária.

Jerónimo de Sousa comentava desta forma a polémica gerada pela aprovação da recuperação integral do tempo de serviço congelado para os professores, em comissão parlamentar de educação, que levou o primeiro-ministro, António Costa, a anunciar na sexta-feira que o Governo se demitiria caso o parlamento aprovasse esta medida em plenário.

Portugal | CDS recua na votação da lei dos professores


Anúncio foi feito, este domingo, pela líder do CDS

O CDS-PP volta atrás com a decisão de votar ao lado dos partidos de Esquerda, anunciando, este domingo, que irá fazer uma avocação parlamentar, o que permite ao partido alterar o seu sentido de voto relativamente ao diploma que determina a reposição integral do tempo de serviço dos professores.

Numa nota de imprensa enviada aos órgãos de comunicação social, Assunção Cristas deixa claro que “ou o Parlamento aceita as nossas condições ou não aprovaremos qualquer pagamento”.

Acusando, uma vez mais o primeiro-ministro de mentir, tal como já havia feito nas declarações públicas e na carta enviada aos militantes do partido, a líder do CDS sublinha que a mentira em causa é a de que o “CDS juntou os seus votos à Esquerda para aprovar um pagamento de muitos milhões de euros por anos para os professores, pondo em causa as contas públicas”.

A proposta apresentada pelos centristas, defende Cristas, "era e é claríssima" e determina que "esse pagamento só pode ser feito se estiverem reunidos" determinados requisitos.

Perseguição a Assange é infinitamente maior que o próprio Assange


Caitlin Johnstone [*]

A mãe de Julian Assange informou ontem que o fundador do WikiLeaks não recebeu visitantes durante sua detenção na prisão de Belmarsh, incluindo médicos e seus advogados. Médicos que visitaram Assange na Embaixada do Equador atestaram que ele precisa urgentemente de cuidados de saúde. Belmarsh é uma prisão de segurança máxima por vezes mencionada como "a Baía de Guantánamo do Reino Unido"

No entanto, pedem que acreditemos que isso tem algo a ver com uma alegada violação de fiança e um pedido de extradição dos EUA por supostos crimes informáticos com uma sentença máxima de cinco anos. Se você diminuir o zoom e escutar a tagarelice menos informada dos propagandistas abertos e dos consumidores dos media de massa ocidentais, também verificará que as pessoas acreditam que isso também tem algo a ver com a Rússia e acusações de estupro.

Na verdade, nada disso é verdade. Assange está preso sob condições draconianas por causa do jornalismo eapenas por causa do jornalismo . O governo Obama dispensou-se de processá-lo depois de a publicação de Manning no WikiLeaks ter revelado que isso colocaria em risco a liberdade de imprensa e o governo Obama não tinha mais nenhuma evidência à sua disposição do que o governo Trump tem agora. O "crime" de que Assange é acusado consiste em nada mais do que o de práticas jornalísticas padrão que os jornalistas de investigação utilizam o tempo todo , incluindo protecção de fontes e encorajar a fonte a obter mais material. A única coisa que mudou foi o aumento da disposição da Casa Branca para processar jornalistas por praticar jornalismo. E há uma abundância derazões para acreditar que ele será atingido por acusações ainda mais graves , uma vez extraditado para o território norte-americano. Eles não fazem toda esta perturbação por uma simples violação de fiança com uma sentença máxima de cinco anos.

Mas se você diminuir o zoom ainda mais, no grande esquema das coisas, isso quase não tem nada a ver com Assange. Claro, ele tem sido um espinho cravado naqueles que operam a aliança de poder transnacional ocidental. Dada a escolha eles naturalmente prefeririam que ele estivesse encarcerado ou morto do que livre e vivo. Mas não é isso que os influenciadores corruptos que estão estrangulando o nosso mundo tentam caçar. Eles estão em busca de algo muito, muito maior. Assange acaba por ser um degrau no caminho.


Metade dos extremistas de direita na Alemanha tende à violência


Alemanha abriga 24 mil extremistas de direita, dos quais mais de 12 mil têm propensão a cometer atos violentos, diz Ministério do Interior. Internet é o principal canal de comunicação entre os possíveis agressores.

A Alemanha abriga cerca de 24 mil extremistas de direita, e mais da metade deles são propensos à violência, afirmou nesta sexta-feira (03/05) o Ministério do Interior do país. Ainda segundo o órgão, entre os estimados 12,7 mil inclinados a cometer atos violentos, alguns revelam inclusive certa "afinidade com armas".
Os números foram revelados pelo ministério ao responder a um questionamento do oposicionista Partido Liberal Democrático (FDP) e divulgados pelo diário alemão Neue Osnabrücker Zeitung.

De acordo com a reportagem, o governo advertiu ainda para uma possível confluência com o terrorismo de direita, acrescentando que há um "risco de radicalização de indivíduos ou de pequenos grupos que não deve ser subestimado". 

Fim da inocência em Espanha


Embora socialistas tenham vencido eleições espanholas, entrada de populistas de direita do partido Vox no Parlamento em Madrid representa verdadeira guinada eleitoral, opina jornalista Bernd Riegert.

Bernd Riegert | Deutsche Welle | opinião

A resposta do eleitorado espanhol às aspirações separatistas na abastada região da Catalunha é um ressurgimento do nacionalismo em seu país. Quem quiser se separar ilegal e teimosamente, como almeja o governo catalão, será severamente punido. Essa é a resposta dada por todos os principais partidos, agora também pelos socialistas.

Sob a pressão do novo nacionalismo, o primeiro-ministro socialista se opôs veementemente à independência catalã. Pedro Sánchez não pode se dar ao luxo de ser considerado um "traidor" ou "errante sem pátria".

Portugal | Nascer e morrer no Parlamento


Jornal de Notícias | editorial

Cada vez mais isolado a caminho de duas batalhas eleitorais decisivas, desgastado por sucessivos embates com uma Esquerda inevitavelmente empenhada em preservar o seu eleitorado e a ligação aos sindicatos, António Costa recebeu da Direita um inesperado pretexto para dramatizar a sua saída de cena.

Arrastado em anos de negociações, greves, avanços e recuos com passagem por Belém, o dossiê da contagem de tempo dos professores acaba por abrir uma crise em cima das eleições.

Eleitoralismo, grita-se da Esquerda à Direita. Calculista, sem dúvida, a posição do Governo, empenhado na narrativa das boas finanças que foi o seu principal trunfo político e capital de credibilização externa. Mas igualmente eleitoralista a manobra do PSD e do CDS, que poderá sair cara nas urnas. Invertendo a votação que tiveram no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, dificilmente conseguirão explicar as razões e o calendário para este alinhamento com BE e PCP.

Portugal | "Costa pretende dizer: maioria absoluta ou morte. Só governa com maioria"


Francisco Louçã teceu uma análise à crise no Governo, defendendo que este cenário "tem tudo para correr mal" ao Governo PS.

A crise no Governo está a marcar a atualidade nacional. Perante o cenário, Francisco Louçã defende, no seu habitual espaço de comentário na antena da SIC Notícias, que "Costa pretende dizer: maioria absoluta ou morte. Só governa com maioria absoluta".

Depois da declaração do primeiro-ministro ao país, em que ameaçou demitir-se caso seja aprovada em votação final global o diploma que prevê a reposição total do tempo de serviço dos professores, surgiram em catadupa as reações dos dirigentes partidários que acusam o líder do Executivo de chantagem. A análise de Louçã a estas reações é simples: "Isso é cair na armadilha de António Costa, que quis polarizar o debate político com a sua declaração".

Esta ação política do socialista "tem vários alvos", acrescenta Louçã, "nomeadamente atacar a Direita para recuperar um terreno que estava a ser perdido na campanha europeia e que estava a transformar-se num desastre que provavelmente seria cada vez pior". Costa quer ainda "mostrar aos setores do Partido Socialista que não querem de forma nenhuma continuar a Geringonça que ela tem de terminar. É uma tática eleitoral para interrupção dessa crise e para relançar o controlo político".

Portugal | PSD pondera recuo na votação final do tempo de serviço dos professores


A informação é avançada pela SIC Notícias, numa altura em que se espera que Rui Rio reaja às declarações de António Costa, que ameaçou demitir-se.

Depois de António Costa ter ameaçado, ao final da tarde desta sexta-feira, que se demite caso seja aprovada em votação final global a lei que prevê a contabilização total do tempo de serviço dos professores, os partidos com assento no Parlamento reagiram em catadupa, incluindo o PSD, embora pela voz de Paulo Rangel. No entanto, de acordo com a SIC Notícias, os sociais-democratas estão a ponderar uma mudança de posição.

Rui Rio, o líder social-democrata deveria ter estado hoje numa iniciativa de pré-campanha das eleições europeias, em Gondomar, mas a sua presença foi cancelada durante a tarde. Está então prevista para este domingo a reação de Rui Rio.

Portugal | Vitória cantada


Henrique Monteiro | Henricartoon

Mais lidas da semana