sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto


Descubra as borlas que pode aproveitar neste fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto.

No fim de semana que marca a entrada em cena de março, o Notícias ao Minuto elaborou uma Agenda Cultural na qual se destaca um concerto de uma banda na sua digressão de despedida e um documentário premiado. Curioso? Venha daí!

No Grande Porto, uma sugestão que temos dispensa apresentações. Os Dead Combo estão na tour que marca o seu adeus dos palcos e todas as oportunidades para vê-los ao vivo começam a ser escassas. 

Na Grande Lisboa, o documentário 'Vitalina Varela' vai ser exibido. Se não viu quando esteve no cinema, tem aqui nova oportunidade de ver o filme de Pedro Costa que conquistou a crítica. 

Mas há mais. Espreite as nossas outras propostas que incluem uma boa dose de música e exposições. Para não variar, estes eventos culturais não implicam qualquer despesa para a carteira. 

Grande Lisboa

Vitalina Varela

No âmbito do Ciclo de Cinema Realismos Contemporâneos, o Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, apresenta ao público o premiado documentário 'Vitalina Varela' esta sexta-feira pelas 21h00. O realizador Pedro Costa vai marcar presença na exibição do documentário. O bilhete pode ser levantado na receção do Museu a partir das 20h00. 

R-Humor

A exposição 'R-Humor' de Catarina Simão tem como peça central uma coleção de 245 fotografias dos arquivos do Grassi Museum für Völkerkunde de Leipzig. Estas fotografias recuperam um testemunho único para a história da coleção de arte Makonde do Museu Nacional de Etnologia de Nampula (Moçambique) reunida no tempo colonial. Ao mesmo tempo, e de uma forma crítica e satírica, são um paradoxo enquanto prova da clarividência sobre os comportamentos do colonizador branco. A exposição está patente na Galeria Avenida da Índia até ao dia 5 de abril. 

Solistas da Metropolitana

Os solistas da Metropolitana vão atuar esta sexta-feira no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa no âmbito dos Concertos Antena 2. Vão tocar obras de Ludwig van Beethoven e Olivier Messiaen. O concerto tem início às 19h. 

Concerto Promenade

Os concertos Promenade são uma iniciativa adotada pelo Museu Calouste Gulbenkian em 2016 e que transfere os habituais concertos de domingo, anteriormente realizados no átrio do Museu e da Biblioteca, para as galerias, permitindo que o público usufrua de música ao vivo durante a sua visita. O concerto deste domingo fica por conta do Trio Adamastor, que vai interpretar obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig Van Beethoven. A música começa a soar às 16h. 

Exposição de Carla Filipe

A exposição individual de Carla Filipe apresenta novos desenhos da série 'Ressaca / Hangover + Be Part of Chaos (2016-2019)'. Nos últimos anos, a artista tem desenvolvido desenhos em grandes faixas que combinam serigrafia, imagens, palavras e grafite. A exposição está patente na Galeria Francisco Fino até ao dia 29 de fevereiro.

Contos de Lisboa 

Trata-se de um projeto iniciado há cerca de 10 anos com base em fotos de vários bairros, entretanto demolidos, como o 6 de Maio, Azinhaga dos Besouros, Fim do Mundo, ou Talude, por exemplo. A exposição, intitulada 'Contos de Lisboa', não mostra as fotografias captadas nos bairros, mas antes imagens trabalhadas por Mónica de Miranda após um processo artístico de reflexão sobre uma geografia composta por várias geografias, um tempo que se explica em muitos tempos. A exposição vai estar patente no Arquivo Municipal de Lisboa até ao dia 16 de maio.

Grande Porto

Dead Combo

Com uma carreira de mais de 16 anos e com um percurso reconhecido a nível nacional mas também internacional, os Dead Combo vão dar um concerto na Associação de Moradores da Pasteleira Torres Vermelhas no âmbito da tour que marca o fim da sua história. Uma oportunidade imperdível de ver e ouvir o duo Tó Trips e Pedro V. Gonçalves. O espetáculo tem início às 21h30 e a entrada está sujeita à lotação do espaço. 

Concerto na Fnac

Com sonoridades leves e positivas e letras de cariz introspectivo, os Bali transportam-nos para lugares paradisíacos. Este quarteto cria a banda sonora perfeita para quem sabe aproveitar a vida e mostra-nos que viajar não é uma finalidade mas sim um estado de espírito. A Fnac propõe dois concertos este sábado. O primeiro terá lugar às 16h30 na Fnac do Santa Catarina e o segundo às 22h no MAR  Shopping. 

Música no Mercado do Bom Sucesso

Os concertos de sábado à noite no Mercado do Bom Sucesso são já um clássico da Invicta. O Jazz vai subir ao palco desta vez por intermédio dos Be Jazz. As suas influências não se ficam apenas por este estilo musical, uma vez que a Bossa Nova e os Blues também serve de inspiração ao grupo. Uma voz feminina, um naipe de sopros robusto e acutilante, teclas, guitarra, contrabaixo e bateria, vão tornar este concerto inesquecível. Começa às 22h. 

Mercado de Porto Belo

A Invicta tem uma versão do afamado mercado de Portobello de Londres. Com um nome condizente, o Mercado de Porto Belo, decorre todos os sábados na Praça Carlos Alberto entre as 10h e as 19h. 

Dominguinhos no MAR Shopping

Os Dominguinhos são já um clássico para os mais novos, oferecendo atividades diferentes a cada domingo. Este fim de semana há Atelier de educação ambiental, 'De semente a árvore'. Decorre entre as 11h e as 12h30 no piso 0 do MAR Shopping. 

Bom fim de semana, boas ofertas culturais!

Fábio Nunes | Notícias ao Minuto | Imagem: © iStock

Leia em Notícias ao Minuto: 

Sem comentários:

Mais lidas da semana