domingo, 15 de março de 2020

Alemanha fecha fronteiras contra pandemia


Travessia para França, Áustria e Suíça, normalmente livre como parte do Acordo de Schengen, estará sujeita a controles. Apesar de demanda elevada, setor alimentício alemão garante abastecimento.

Como parte dos esforços para conter a proliferação do novo coronavírus, causador da moléstia covid-19, a partir da manhã desta segunda-feira (16/03) a Alemanha fechará suas fronteiras com as vizinhas França, Áustria e Suíça. A informação partiu do jornal Bild, sendo mais tarde confirmada por fontes governamentais às agências internacionais de notícias.

As fronteiras nacionais para o sul e o oeste, normalmente livres, como parte do Acordo de Schengen, deverão ser fechadas a partir das 8h00. A decisão foi tomada pela chanceler federal Angela Merkel, em conjunto com ministro do Interior Horst Seehofer e os governadores dos estados alemães fronteiriços Baden-Württemberg, Sarre e Renânia-Palatinado.

O grupo de líderes políticos decidiu estabelecer controles reforçados e recusa de travessia em casos determinados, a fim de dar peso à medida. No entanto o transporte internacional de mercadorias será garantido, e cidadãos que vivem e trabalham entre dois países igualmente terão passe livre.


Ainda segundo o Bild, além da intenção de conter a pandemia do coronavírus, a medida visa impedir compras em massa, por cidadãos estrangeiros, para estoque de alimentos e outros artigos, que já têm causado problemas de abastecimento nas áreas próximas às fronteiras.

Segundo fontes do setor de alimentação, nos últimos a demanda de produtos de primeira necessidade "cresceu radicalmente" na Alemanha. No entanto não há dificuldades de abastecimento e os supermercados permanecerão abertos seis dias por semana, afirmou um porta-voz da confederação do setor BVLH, desmentindo outras versões, por exemplo, nas mídias sociais. Ele aconselhou também a fazer compras durante a semana, não deixando tudo para o sábado.

A agência de notícias AFP lista a Alemanha entre os países "mais atingidos pelo coronavírus", com 3.795 casos registrados e dez mortes, incluindo duas neste domingo, na Baviera.

Polônia fecha fronteiras

Na madrugada deste domingo, a Polônia já fechara suas fronteiras com a Alemanha e outros países vizinhos. A medida, também voltada à contenção da covid-19, tem resultado em congestionamentos de até sete horas nas estradas. "O afluxo é grande, porque muitos poloneses querem voltar a seu país, diante das novas regras", comentou uma porta-voz do controle de fronteiras polonês à agência de notícias DPA.

Ao todo, Varsóvia ordenou a introdução de controles em 58 postos de fronteira, também com a República Tcheca, Eslováquia e Lituânia. Voos e viagens ferroviárias internacionais estão igualmente suspensos.

Os poloneses que desejarem retornar ao país terão que passar 14 dias em quarentena, enquanto estrangeiros só poderão ingressar em casos excepcionais, aplicáveis a portadores de visto permanente, diplomatas e caminhoneiros. O tráfego de mercadorias se mantém ilimitado. O país conta 119 casos confirmados de contágio com o coronavírus, com três mortes.

Deutsche Welle | AV/afp,dpa,ots

Sem comentários:

Mais lidas da semana