sexta-feira, 6 de março de 2020

Confirmados mais quatro casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal


Sobe para 13

A epidemia do novo coronavírus (Covid-19) já provocou a morte de mais de três mil pessoas. Há mais de 98 mil infetados em todos os continentes, incluindo 13 em Portugal.

Há mais quatro doentes infetados pelo novo coronavírus em Portugal, elevando 13 para o número de casos positivos registados no país, confirmou a ministra Marta Temido em declarações aos jornalistas em Bruxelas.

Trata-se um doente internado em Lisboa, no Centro Hospitalar de Lisboa Central, e três novos casos no Porto, no Hospital de São João, os últimos com ligações a Itália.

Estes novos casos de infeção somam-se aos nove contágios confirmados nos últimos dias: três em Lisboa, cinco no Porto e um em Coimbra - oito homens e uma mulher com idades compreendidas entre os 30 e os 69 anos.

Marta Temido acrescenta ainda que em Portugal todos os casos de contágio têm ligação ao estrangeiro. "Continuamos com uma identificação da ligação epidemiológica dos casos [...], o que nos permite identificar a existência de casos e nos dá confiança de não haver ainda transmissão livre na comunidade".

Segundo o último boletim informativo da Direção-geral da Saúde (DGS), há ainda 147 casos suspeitos e 213 pessoas estão sob vigilância pelas autoridades de saúde.

Os doentes que manifestem sintomas compatíveis com os de contágio pelo novo coronavírus - febre, tosse e dificuldade respiratória - são aconselhados a contactar a Saúde 24 (808 24 24 24), em vez de se dirigirem às unidades de saúde.

Carolina Rico | TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana