terça-feira, 3 de março de 2020

Mais quatro hospitais ativados no Norte de Portugal. Números caem na China


Os dados mais recentes dão conta de mais de três mil mortos e quase 90 mil infetados em 67 países. Desde o início da epidemia mais de 47 mil pacientes tiveram alta.

O país onde se verificou o epicentro do Covid-19 continua a mostrar sinais positivos. Os números de mortos e de infetados na China têm registado uma redução de dia para dia. Os dados mais recentes da Comissão Nacional de Saúde chinesa indicam que nas últimas 24 horas morreram 31 pessoas e 125 pessoas ficaram infetadas. Por outro lado, o número de pacientes que tiveram alta foi substancialmente superior: 2.742. 

Nesta altura a principal preocupação das autoridades chinesas é uma possível recontaminação através da importação de casos de Itália. Foram reportados sete novos casos de coronavírus de pessoas oriundas deste país europeu. 

Itália, Irão e Coreia do Sul são os países onde se tem verificado uma subida mais acentuada no número de contágios. 



Graça Freitas revelou na segunda-feira que os Hospitais de São João e de Santo António, no Porto, "esgotaram a capacidade". Nesse sentido, a diretora-geral da Saúde disse que foram ativados mais quatro hospitais na região, que faziam parte de uma segunda linha de contingência. 


Acompanhe aqui ao MINUTO os desenvolvimentos sobre o coronavírus:

8h14 - Os resultados dos testes a que o Papa Francisco foi submetido deram negativo para Covid-19, adianta o jornal Il Messaggero. O sumo pontifíce tem uma gripe e cancelou recentemente um retiro e a maioria das suas audiências devido à doença. 

7h59 - O Grande Prémio do Vietname de Fórmula 1 está em risco por causa do Covid-19. O governo deste país asiático decretou uma quarentena de 14 dias para todas as pessoas que viajam dos países mais afetados pelo novo coronavírus (China, Coreia do Sul, Itália e Irão). Uma medida que cria dificuldades às equipas de Fórmula 1 sediadas em Itália. 

7h50 - No programa 'Prós e Contras' da RTP 1 desta segunda-feira, Graça Freitas revelou que os Hospitais de São João e de Santo António, no Porto, "esgotaram a capacidade". A diretora-geral da Saúde referiu que, por essa razão, contactou com a Administração Regional de Saúde do Norte para "ativar os outros quatro hospitais que estavam na retaguarda prontos para ser ativados", sem especificar quais as unidades hospitalares. 


7h43 - A principal preocupação para as autoridades chinesas prende-se agora com uma eventual recontaminação, nomeadamente através da importação de casos de Itália. A China reportou hoje sete novos casos de infeção pelo novo coronavírus entre passageiros oriundos de Itália, aumentando a possibilidade de novo surto no país asiático. 

7h37 - O número de mortos e de novos casos de infeção pelo coronavírus Covid-19 na China continental continuou hoje a abrandar. Segundo os dados da Comissão Nacional de Saúde do país, nas últimas 24 horas registaram-se 31 mortes e 125 novos casos de pessoas infetadas. No total, o número de mortos e infetados na China ascendeu a 2.943 e 80.151, respetivamente. 

Em contrapartida, no mesmo período de 24 horas, 2.742 pessoas receberam alta em toda a China continental. De acordo com os números da Comissão Nacional de Saúde chinesa, 47.204 pacientes receberam alta desde o início da epidemia. 

Fábio Nunes | Notícias ao Minuto | Imagem: © Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana