quarta-feira, 25 de março de 2020

Moçambique registou mais dois infectados pelo covid-19


Um é transmissão local na Cidade de Maputo e Eneas Comiche é o paciente zero

As autoridades de saúde identificaram mais dois novos infectados pelo covid-19 na Cidade de Maputo. O segundo doente é uma mulher de 77 anos de idade, a mulher do paciente zero, que foi identificado como sendo o Edil da Cidade de Maputo, Eneas Comiche. “O outro caso registou-se num indivíduo do sexo feminino com mais de 30 anos de idade, de nacionalidade sul-africana, residente na cidade de Maputo, que retornou de uma viagem à Joanesburgo”, anunciou nesta terça-feira (24) a Directora Nacional de Saúde Pública. O @Verdade apurou que a África do Sul, onde os infectados ultrapassam os 550, deverá ser a fonte do aumento exponencial de doentes em Moçambique nas próximas semanas.

“Em Moçambique, ao nível do Instituto Nacional de Saúde, até à data de hoje, foram testados 67 casos suspeitos, dos quais 12 foram testados nas últimas 24 horas. Dos novos casos suspeitos testados, 10 revelaram-se negativos e 2 confirmaram-se como positivos para o coronavírus. Portanto, hoje, registamos o segundo e terceiro casos positivos com o coronavírus em Moçambique”, anunciou em conferência de imprensa a Directora Nacional de Saúde Pública.

A Dra. Rosa Marlene esclareceu que: “Um dos novos casos é de um indivíduo do sexo feminino com mais de 70 anos de idade, de nacionalidade moçambicana, que é contacto próximo do primeiro caso anunciado no domingo passado”.

“O outro caso registou-se num indivíduo do sexo feminino com mais de 30 anos de idade, de nacionalidade sul-africana, residente na cidade de Maputo, que retornou de uma viagem à Joanesburgo, África do Sul, em meados de Março corrente. Portanto, actualmente, o nosso país tem o registo de 3 casos positivos dos quais 2 importados e 1 de transmissão local”, precisou.

O @Verdade apurou que dos casos suspeitos testados nas últimas 24 horas um é adolescente, nove são cidadãos adultos e dois idosos. Dentre eles três estiveram em contacto com pessoa com doença respiratória grave e três tiveram contacto com infectado.

De acordo com a Directora Nacional de Saúde Pública os dois infectados “tem sintomas leves que não justificam neste momento o internamento” e estão em quarentena domiciliária na Cidade de Maputo.


Eneas Comiche é o paciente zero

A autoridade de saúde pública indicou que foram “identificados um total de 39 contactos que se encontram em quarentena domiciliária. Todos estes contactos estão a ser monitorizados regularmente pelas autoridades de saúde”.

Relativamente ao paciente zero a Dra. Rosa Marlene actualizou que “está estável, por isso mantém-se em quarentena domiciliária”.

Entretanto, em declarações ao canal privado de televisão STV, a esposa do paciente zero identificou-se: “Ouvi uma notícia no vosso Telejornal em que fala numa mulher infectada, sei que sou eu, moçambicana, tenho 77 anos de idade, e o meu nome é Lúcia Maria de Almeida Monteiro Comiche”.

Eneas Comiche, o presidente do Conselho Autárquico da Cidade de Maputo, foi infectado no Reino Unido durante a Cimeira sobre a Água e o Clima que participou entre os dias 10 e 13 de Março.

Até esta terça-feira (24), como resultado das acções de vigilância nas fronteiras nacionais, foram registados e rastreados 374.712 pessoas, provenientes de vários países com casos confirmados de covid-19.

“O cumulativo de passageiros em quarentena é de 1.380 pessoas, o número actual de viajantes em quarentena é de 459 pessoas”, indicou a Dra. Rosa Marlene.

O @Verdade descortinou que a maioria dos viajantes foram rastreados nas províncias de Maputo e Manica devido ao movimento nas fronteiras terrestres de Ressano Garcia e Machipanda.

Dentre os viajantes em quarentena domiciliar de 14 dias, que não são casos suspeitos mas apenas respeitam o protocolo da Organização Mundial da Saúde, 143 estão na Província de Sofala, 77 na Província de Maputo, 62 na Província da Zambézia e 53 na Cidade de Maputo.

África do Sul tornou-se no epicentro da pandemia em África e deverá “exportar” o covid-19 para Moçambique

O @Verdade apurou junto das autoridades de saúde moçambicanas que é expectável o aumento exponencial de casos nas próximas semanas previsivelmente importados da África do Sul que se tornou no epicentro da pandemia em África e nesta quinta-feira (26) fecha-se ao mundo devido ao crescente número de doentes.

Após detectar 554 infectados o Presidente Cyril Ramaphosa decretou o confinamento nacional por três semanas para combater a propagação da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A África do Sul é o principal parceiro comercial, social e turístico de Moçambique, todos os dias continuam a cruzar a fronteira de Ressano Garcia mais de 2 mil pessoas e centenas continua a entrar pelo aeroporto de Mavalane.

Em torno de Moçambique o Eswatini tem quatro infectados, o Zimbabwe tem dois, um deles faleceu, a Zâmbia tem três doentes com covid-19 e a Tanzânia tem 12 casos confirmados com o novo coronavírus.

Na segunda-feira (23) o director-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou que a pandemia do coronavírus “está a acelerar” numa altura em que os casos de infecção estão acima dos 375 mil e o número de mortes ultrapassou as 16 mil em todo o mundo.

“Foram necessários 67 dias desde o primeiro caso reportado para se chegar aos 100 mil casos, 11 dias para os segundos 100 mil, e apenas quatro dias para os terceiros 100 mil”, acrescentou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Adérito Caldeira | @Verdade

Sem comentários:

Mais lidas da semana