quarta-feira, 18 de março de 2020

Portugal | Covid-19. Segunda vítima mortal é presidente do Santander, Vieira Monteiro


Presidente conselho de administração do Santander desde 2019 e CEO entre 2012 e 2018, Vieira Monteiro morreu depois de ter contraído Covid-19. É a segunda vítima mortal em Portugal

António Vieira Monteiro morreu depois de ter contraído o novo coronavírus. Era presidente do conselho de administração do Santander desde 2019 e foi CEO entre 2012 e 2018. É a segunda vítima mortal em Portugal, confirmou o Expresso junto de fronte oficial do Santander.

Prestes a completar 74 anos (nasceu a 21 de Março de 1946), Vieira Monteiro liderou nos destinos do Santander em Portugal durante o período da troika. Sucedeu a Nuno Amado na liderança do banco espanhol em 2012. Já fazia parte da administração do Santander desde 2004.

Vieira Monteiro licenciou-se em direito, na Faculdade de Direito de Lisboa em 1969 e em 1970 ingressou no Banco Português do Atlântico, pelo Crédito Predial, pelo antigo BES e pela Caixa Geral de Depósitos. Entre os maiores bancos portugueses só não passou pelo BCP e pelo BPI.

Vieira Monteiro acumulou meio século de experiência na banca.

Ao Expresso em entrevista antes de sair da liderança executiva do Santander Totta para a presidência não executiva do banco de Ana Botin, Vieira Monteiro deu uma grande entrevista ao Expresso em dezembro de 2018.

Numa conversa que demorou horas foram muitas as histórias contadas. Recordou como era ser banqueiro na década de 70. "Era diferente, mas os princípios fundamentais da atividade bancária mantêm-se inalteráveis. As regras de ouro mantêm-se".

-- em desenvolvimento

João Vieira Pereira, Isabel Fonseca | Expresso | Imagem: Mário Cruz / Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana