sábado, 18 de abril de 2020

Afinal, pandemia pode não ter começado em dezembro nem em Wuhan


Geneticista da Universidade de Cambridge defende que a Covid-19 "começou a infetar e a propagar-se nos humanos entre 13 de setembro e 7 de dezembro".

E se a pandemia do novo coronavírus não tiver tido início no passado mês de dezembro nem na cidade chinesa de Wuhan? Mais do que uma hipótese, este é, neste momento, um cenário plausível para Peter Forster, geneticista da Universidade de Cambridge.

Em entrevista concedida ao jornal South China Morning Post, o investigador britânico alertou que, ao contrário daquilo que tem vindo a ser noticiado, é provável que a Covid-19 tenha chegado aos seres humanos em setembro.

"O vírus pode ter-se mutado até à sua forma final eficiente em humanos há meses, mas manteve-se num morcego ou em outro animal, ou até mesmo humano, durante vários meses sem infetar qualquer outro indivíduo", começou por dizer.

"Depois, começou a infetar e a propagar-se nos humanos entre 13 de setembro e 7 de dezembro, gerando a rede que apresentamos, agora, no jornal 'Proceedings of the National Academy of Sciences'", acrescentou.


Quanto ao local exato no qual a pandemia 'nasceu', Peter Forster avisou que ainda não há qualquer conclusão definitiva, mas diz acreditar que "é mais provável que o surto original tenha começado no Sul da China do que em Wuhan", cidade tida como epicentro da SARS-CoV-2.

"As provas podem apenas vir da análise de mais morcegos e outros possíveis hospedeiros, e de amostras de tecidos preservadas em hospitais chineses desde entre setembro e dezembro. Este tipo de projeto de investigação ajudar-nos-ia a perceber como a transmissão ocorreu e a prevenir casos semelhantes no futuro", completou.

Notícias ao Minuto | Imagem: © Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana