quarta-feira, 8 de abril de 2020

Boris Johnson "estável" na segunda noite nos cuidados intensivos


O chefe do governo britânico foi diagnosticado com covid-19 a 27 março. No domingo foi hospitalizado, mas devido ao agravamento do seu estado de saúde foi transferido para os cuidados intensivos.

Reino Unido tem mais de 55 mil infetados pelo novo coronavírus e o primeiro-ministro Boris Johnson é uma dessas pessoas. Passou a segunda noite nos cuidados intensivos no Hospital St. Thomas, em Londres, e está "estável", "confortável", mantendo-se animado, disse, esta quarta-feira, o ministro da Saúde britânico, Edward Argar, em declarações à BBC.

Boris Johnson foi diagnisticado com covid-19 a 27 de março, tendo ficado em isolamento em casa a trabalhar até domingo, dia em que, por conselho médico, foi hospitalizado por precaução devido à persistência de sintomas de covid-19, como febre. O seu estado de saúde agravou-se na segunda-feira, tendo sido transferido para a unidade de cuidados intensivos, onde recebeu oxigénio, mas não precisou de ficar ligado a um ventilador..


O ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou confiança na recuperação do chefe de governo. "Se há uma coisa que eu sei sobre este primeiro-ministro, é que ele é um lutador. E ele vai estar de volta ao comando, liderando-nos nesta crise dentro de pouco tempo", disse Dominic Raab na tarde de terça-feira,, durante a conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia covid-19 no Reino Unido.

Raab foi designado para substituir Boris Johnson, tendo já conduzido, no lugar do primeiro-ministro, reuniões de combate à crise. O chefe da diplomacia mostrou-se determinado em cumprir as instruções de Boris Johnson e garantiu que as decisões serão tornadas coletivamente até que o primeiro-ministro regresse, cujo agravamento dos sintomas foi inesperado.

"Foi um choque para todos nós. Ele não é apenas o nosso primeiro-ministro. Para todos no Governo, não é apenas o nosso chefe, é um colega e é nosso amigo", vincou.
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que na primeira noite nos cuidados intensivos Boris Johnson recebeu tratamento com oxigénio, mas que respirava sem equipamento auxiliar, e que não necessitou de ventilador ou de outro tipo apoio respiratório.

Várias figuras públicas e dirigentes internacionais, como o presidente dos EUA, Donald Trump, desejaram melhoras ao primeiro-ministro britânico, incluindo o homólogo português, António Costa, que na terça-feira enviou votos de "rápida e total recuperação" através de uma mensagem na rede social Twitter.

A rainha Isabel II, enviou uma mensagem à namorada do primeiro-ministro, Carrie Symonds, e à restante família Johnson, dizendo que "eles estavam nos seus pensamentos e que ela desejava ao primeiro-ministro uma recuperação completa e rápida". A rainha tem sido informada sobre a evolução do estado de saúde do primeiro-ministro.

Diário de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana