quinta-feira, 30 de abril de 2020

CNRT vai analisar permanência no Governo timorense


Díli, 30 abr 2020 (Lusa) -- O Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) vai reunir-se para analisar se os militantes do partido que integram atualmente o VIII Governo constitucional vão ou não continuar a fazer parte do executivo.

"Vamos reunir a Comissão Política Nacional (CPN) para definir exatamente a posição clara sobre essa matéria", afirmou hoje Xanana Gusmão, presidente do partido, em conferência de imprensa.

"Não sou eu que decido, é o partido. Se eu falei individualmente com eles foi de companheiro a companheiro ou companheira, mas a decisão cabe ao partido", considerou.
Xanana Gusmão explicou que o CNRT vai ter de tomar uma "posição política clara em relação ao evoluir da situação política" em Timor-Leste.

O presidente do CNRT falava na sede do partido em Díli, depois de várias convulsões políticas terem condicionado o futuro da aliança de maioria parlamentar que o partido liderava.


Um dos seis partidos da aliança, o Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO), informou na quarta-feira Xanana Gusmão que saía da aliança, no mesmo dia em que o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, anunciou ao seu Governo a entrada de novos membros do executivo.

"É a democracia", disse Xanana Gusmão, referindo-se à decisão de saída do KHUNTO, sem a comentar.

Ainda assim, Xanana Gusmão disse que para formalizar essa saída, e tal como exigido pelo Presidente da República quando a aliança foi formada, o KHUNTO "terá que fazer uma conferência extraordinária" para se desligar.

Hoje, Taur Matan Ruak, entregou ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, a lista de novos membros, em concreto cinco elementos da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) e um do Partido Democrático (PD).

ASP // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana