quinta-feira, 30 de abril de 2020

Covid-19 | 3º dia sem casos positivos em Moçambique. “Não podemos relaxar”


Decorreram 3 dias desde que foram anunciados os últimos infectados pela covid-19 em Moçambique. Nesta quarta-feira (29) mais 113 casos suspeitos foram testados pelo Instituto Nacional de Saúde (INS) e outros onze em laboratórios privados e foram todos negativos dando a sensação que tal como a transmissão foi quebrada na Cidade e Província de Maputo possa estar contida na Província de Cabo Delgado. Contudo o Dr. Sérgio Chicumbe alertou “não podemos relaxar”.

“Das amostras testadas nas últimas 24 horas, 44 são da Província de Cabo Delgado, uma da Província de Sofala, 18 da Província de Maputo e 50 da Cidade de Maputo. Reportamos também, o resultado de 11 amostras testadas no sector privado, em Maputo, já contabilizadas no cumulativo de amostras testadas. Assim, actualmente, o nosso país continua com 76 casos positivos, sendo 68 de transmissão local e 8 casos importados”, actualizou a Directora Nacional de Saúde Pública.

Adicionalmente o Director Nacional para a Área de Inquérito e Monitoria de Saúde esclareceu que embora tenham sido recebidas 80 amostras da Província de Cabo Delgado apenas foram testadas 44 devido “a hora em que foram recebidas, neste momento amostras complementares podem estar a ser testadas e amanhã teremos novidades”.

Com a propagação do novo coronavírus aparentemente quebrada na Cidade e Província de Maputo, o último doente foi diagnosticado no dia 23, o @Verdade questionou se a transmissão não estaria também contida na Província de Cabo Delgado pois desde o dia 26 que não há novos infectados.

“É nossa esperança que a transmissão em Afungi não esteja activa, mas não podemos afirmar que este seja o facto e não podemos relaxar. A equipa (da Saúde) que está lá além da testagem está a fazer todo um trabalho para que não haja em Afungi um foco de transmissão contínua”, esclareceu o Dr. Sérgio Chicumbe.

Adérito Caldeira | @Verdade

Sem comentários:

Mais lidas da semana