sexta-feira, 17 de abril de 2020

DIVIDENDOS DISTRIBUÍDOS EM TEMPO DE PANDEMIA


O surto de covid-19 colocou a vida das empresas e a estabilidade dos vínculos laborais em causa, mas os riscos para a actividade económica não travaram a distribuição de 694 milhões de euros aos accionistas da EDP.

A Assembleia Geral anual da EDP aprovou a proposta da administração de distribuir um dividendo de 19 cêntimos brutos por acção, face ao ano de 2019, o que representa uma quantia total de 694,7 milhões de euros a ser paga aos accionistas.

Num comunicado enviado à CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários) nesta quinta-feira, a empresa liderada por António Mexia anunciou que vai começar a distribuir os dividendos pelos accionistas a partir do próximo dia 14 de Maio. 

O montante distribuído face ao exercício de 2019 será o mesmo do ano anterior, e a proporção face aos lucros (o chamado payout), mantém-se também nos 134%, uma vez que a empresa anunciou uma quebra nos lucros em 2019.

Em comunicado, a comissão sindical da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas e Eléctricas (Fiequimetal/CGTP-IN) denuncia que a EDP tem colocado entraves à negociação da tabela salarial com os trabalhadores mas que em plena pandemia tem mais de 600 milhões de euros para distribuir lucros aos accionistas.

Também na Galp se perspectiva o pagamento de 318 milhões de euros em lucros aos accionistas. A mesma empresa, cuja Assembleia Geral reunirá a 24 de Abril, já despediu este mês mais de 80 trabalhadores com vínculos precários, só na refinaria de Sines.

A Jerónimo Martins tem até final de Junho para decidir se avança com a distribuição de 216 milhões de euros em dividendos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana