terça-feira, 28 de abril de 2020

Portugal | Mortalidade no último mês pode ter sido até cinco vezes superior ao normal


Entre 1 de março e 22 de abril morreram mais 2.400 a 4.000 pessoas do que seria expectável, aponta estudo

Está a ocorrer um aumento anormal da mortalidade em Portugal. Segundo um estudo publicado esta segunda-feira na revista “Acta Médica Portuguesa”, entre 1 de março e 22 de abril morreram mais 2400 a 4000 pessoas do que seria expectável. Esta notícia é avançada pelo jornal “i”.

Tendo em conta que até ao dia 22 de abril estavam confirmadas 785 vítimas mortas de covid-19, a equipa liderada pelo especialista António Vaz Carneiro, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, conclui que o excesso de mortalidade foi de 3,5 a cinco vezes superior ao que pode ser explicado pelo novo coronavírus.

O estudo relata um aumento de óbitos a verificar-se sobretudo acima dos 65 anos e em particular nos distritos de Aveiro, Porto e Lisboa e de forma mais expressiva nos distritos mais envelhecidos.

De acordo com os cientistas, uma parte significativa das mortes poderá ter resultado do adiamento da procura de cuidados de saúde e do cancelamento de consultas e cirurgias não urgentes.

“Não é profissionalmente, cientificamente e eticamente possível ignorar esta indução de mortalidade excessiva por os doentes não terem cuidados”, frisou António Vaz Carneiro ao jornal.

Expresso

1 comentário:

Anónimo disse...

Fake news!
O estudo comparou os meses de março e abril 20020 com julho e agosto de 2019!
Como é óbvio, todos anos morrem cerca de mais 50 pessoas/dia em março e abril do que em julho e agosto!
Quando comparamos janeiro a abril 2019 com janeiro a abril 2020, existe mais 307 mortos não covid!

Basta ver os dados oficiais para desmintir este estudo porco!
Estudo enquinado e que pretende apenas atacar o SNS!

Mais lidas da semana