sábado, 9 de maio de 2020

China dá alfinetada nos EUA com vídeo animado sobre evolução da pandemia


O vídeo chama-se 'Era uma vez um vírus' e foi publicado pela agência noticiosa estatal chinesa Xinhua.

A China publicou um pequeno vídeo de animação onde faz troça, de forma declarada, da resposta norte-americana ao evoluir da situação pandémica.

Usando figuras de Lego representativas dos dois países, o vídeo, intitulado 'Once Upon a Virus' ('Era uma vez um vírus'), faz um resumo básico da posições de Pequim e de Washington relativamente ao vírus desde dezembro.

Quando colocadas em sucessão, as reações assumem um caráter ainda mais insólito, principalmente porque, no que respeita ao novo coronavírus, os Estados Unidos têm contrariado todas as informações que chegam da China, assim como da Organização Mundial de Saúde.

Um dos pontos de maior divergência é a origem do vírus, que Donald Trump insiste ter tido origem num laboratório de Wuhan, epicentro do surto viral, ainda que sem apresentar provas.

O vídeo foi primeiramente publicado no canal de YouTube da agência noticiosa estatal Xinhua (New China TV), tendo sido visto mais de 960 mil vezes - sendo que o YouTube e o Twitter estão bloqueados na China - e partilhado por vários diplomatas chineses.

A LEGO já indicou que não está envolvida na produção da animação, de acordo com o New York Times.

Notícias ao Minuto ! Vídeo: © Reprodução Xinhua

Sem comentários:

Mais lidas da semana