sábado, 9 de maio de 2020

Covid-19: EUA bloqueiam resolução na ONU para fim global de conflitos


Os Estados Unidos bloquearam hoje no Conselho de Segurança da ONU um procedimento que levaria à votação de uma resolução para o fim geral das hostilidades, para melhor combater a pandemia de covid-19, revelaram fontes diplomáticas.

O apelo tinha sido inicialmente lançado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que pediu o fim de todos os conflitos militares no mundo, para que o combate global à pandemia fosse mais eficaz.

Segundo fontes diplomáticas não identificadas citadas pela agência AFP, Washington travou agora o processo, usando o seu poder de veto no Conselho de Segurança, alegando que "não pode apoiar o atual projeto de resolução", segundo fontes diplomáticas norte-americanas.

Na quinta-feira, os EUA tinham aceitado uma menção de compromisso com a Organização Mundial de Saúde (OMS), permitindo o atenuar de uma acalorada disputa com a China, sobre o papel desta agência das Nações Unidas, no combate à propagação do novo coronavírus.

Segundo alguns diplomatas, o problema estará inclusão da OMS na proposta, para outros, contudo, os Estados Unidos querem regressar a uma proposta de texto inicial que fora abandonada pela necessidade de mais transparência na cooperação entre os países.

Depois de ter sido negociado em março, a versão mais recente da resolução pede "coordenação reforçada" entre os membros das Nações Unidas e enfatizava "a necessidade urgente de apoiar todos os países ou entidades relevantes no sistema da ONU, incluindo agências de saúde".

Esta formulação, sem mencionar especificamente a OMS, era uma tentativa de chegar a um compromisso que envolvesse os EUA num acordo final, mas não terá sido suficiente para o bloqueio hoje anunciado pelo Governo norte-americano.

Washington acusa a OMS de falta de transparência e de ter atrasado o alerta global sobre as consequências da pandemia, enquanto a China elogia o papel da agência das Nações Unidas, enfatizando a sua importância na luta contra a propagação do novo coronavírus.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 269 mil mortos e infetou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, vários países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana