sábado, 23 de maio de 2020

Primeiro caso de COVID-19 nos EUA pode ter acontecido em Dezembro de 2019


Os anticorpos contra o coronavírus foram encontrados numa enfermeira aposentada no estado de Washington que sofria de sintomas semelhantes aos do COVID-19 em dezembro de 2019.

No domingo (17.05), a mídia local nos Estados Unidos afirmou que o primeiro caso de coronavírus (COVID-19) nos EUA pode ter ocorrido no estado de Washington em dezembro de 2019 e não em fevereiro, como se pensava até agora.

Segundo informações do jornal local Seattle Times, uma enfermeira aposentada que morava no distrito de Snohomish, perto da região de Kirkland, em Seattle, onde os primeiros casos de COVID-19 foram detectados nos EUA, adoeceu no final Dezembro do ano passado e relatou ter sintomas como tosse seca, dores no corpo e falta de ar.

Somente em abril a enfermeira foi testada para COVID-19, na qual foi constatado que ela sofria de coronavírus e se recuperara por apresentar anticorpos contra a doença.

Heather Thomas, porta-voz do Departamento de Saúde de Snohomish, afirmou que um segundo caso tinha sido relatado em dezembro com um paciente com anticorpos para a doença e que esses casos não foram incluídos nos relatórios como COVID-19.

Até agora, acreditava-se que a primeira morte relacionada ao coronavírus nos EUA tivesse acontecido em 26 de fevereiro no estado de Washington, mas duas pessoas morreram em 6 de fevereiro e, após relatórios de autópsia em abril na região de Santa Clara, Califórnia, verificou-se que as pessoas foram mortas pelo COVID-19.

Os Estados Unidos continuam sendo o país mais afetado pelo coronavírus em todo o mundo, relatando até agora mais de 1,5 milhão de casos e mais de 90.000 mortes. Até agora, mais de 339 mil pessoas se recuperaram da doença no país.

COVID-19

A doença do coronavírus 2019 (COVID-19) é uma condição respiratória que pode se espalhar de pessoa para pessoa. Foi identificado pela primeira vez em um surto em Wuhan, na China, em dezembro passado e se espalhou por quase 210 países e territórios.

A Organização Mundial da Saúde declarou o surto como uma pandemia global na quarta-feira, 11 de março.

Dos mais de 4,7 milhões de casos confirmados, mais de 1,8 milhões se recuperaram, enquanto as mortes ultrapassam 313.000, segundo dados compilados pela Worldometer, considerado um dos melhores sites de referência para siga as estatísticas da pandemia.

Apesar do número crescente de casos, a maioria das pessoas infectadas apresenta apenas sintomas leves e se recupera.

TRT (19.05.2020)

Sem comentários:

Mais lidas da semana