sexta-feira, 15 de maio de 2020

Timor-Leste sem casos ativos covid-19


Díli, 15 mai 2020 (Lusa) -- Timor-Leste está hoje, pela primeira vez desde 21 de abril, sem qualquer caso ativo da covid-19, depois de os últimos cinco doentes infetados terem recuperado, informaram as autoridades.

"Todos os últimos cinco casos recuperaram. Não temos casos ativos e não há ninguém em isolamento", disse aos jornalistas Sérgio Lobo, porta-voz do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), criado pelo Governo para lidar com a pandemia da covid-19.

Timor-Leste registou o seu primeiro caso da doença a 21 de março, chegando a um máximo de 24 casos a 24 de abril.

Todos os casos registados no país tiveram sintomas leves.

Apesar da boa notícia, Sérgio Lobo disse à Lusa que o país continua a enfrentar riscos e que continua sem condições de saúde para o caso de haver transmissão comunitária e, em particular, se houver casos graves.

"É uma excelente notícia e até um certo ponto dá certa confiança, mas é sinal de que se devem continuar a manter estas medidas", afirmou.

"O risco ainda é muito grande. Em termos de instalações de tratamento só temos um centro de isolamento com capacidade para 30 ou 40 pessoas e só para casos ligeiros mas para casos graves ainda não temos", afirmou.


Daí que Lobo insista nas recomendações à população para que respeite as regras de higiene e distanciamento social que, nas últimas semanas, têm vindo a ser cada vez mais desrespeitadas.

"Pessoalmente até defendo que o Governo deveria apertar mais as medidas para garantir que não há contágio. Por exemplo, dispersar os grupos que ainda se juntam nas ruas", disse.

Os maiores riscos para o país são, explicou, entradas ilegais na fronteira e o risco de que haja pessoas assintomáticas na comunidade.

Sérgio Lobo reconheceu que o Governo não sabe se detetou todas as entradas ilegais na fronteira com a Indonésia e que continua sem se saber a origem da infeção de duas pessoas que estão a residir em Liquiçá, a oeste da capital.

As autoridades continuam a aplicar a vigilância sentinela, recolhendo amostras de pessoas que se apresentam nos postos de saúde do país com sintomas de infeções respiratórias.

Globalmente as autoridades realizaram já 1314 testes dos quais 855 tiveram resultado negativo e 435 estão ainda à espera de conhecer os resultados das análises.

Em quarentena estão agora 44 pessoas tendo cumprido esse período de 14 dias um total de 2.238 pessoas.

ASP // SB

Sem comentários:

Mais lidas da semana