terça-feira, 23 de junho de 2020

Covid-19: Bloqueios acentuam desigualdades económicas no Reino Unido


Crédito ao consumo dispara

Os bloqueios, impostos pela pandemia do novo coronavírus, levaram a um maior endividamento das famílias com baixos rendimentos, enquanto que, no sentido oposto, as famílias mais ricas viram as suas economias reforçadas, de acordo com um novo estudo citado pelo ‘Independent’.

O think tank da ‘Resolution Foundation’ aponta que a crise está a expor e a acentuar as maiores diferenças económicas no Reino Unido, bem como a consequente falta de capacidade financeira das famílias com baixos rendimentos de resistirem ao impacto da pandemia.

No seu novo estudo, o grupo revelou também que os cidadãos que mais correm risco de sofrer uma queda acentuada no sei nível de vida, são aqueles com as economias mais fracas e poucos recursos financeiros.

Com menos recursos disponíveis, as famílias mais pobres aumentaram a procura por crédito ao consumo, geralmente através de cartões de crédito com altas taxas de juros, segundo a ‘Resolution Foundation’.

Por outro lado, apenas uma em cada oito famílias com altos rendimentos aumentou o uso de crédito ao consumo. E uma em cada três dessas famílias mais ricas, cerca de 34%, viu as suas economias aumentarem significativamente durante a crise, visto que os seus gastos diários diminuíram.

«O Reino Unido pré-coronavírus foi marcado por desequilíbrios económicos crescentes e prejudiciais entre as famílias», afirmou George Bangham, economista da Resolution Foundation. «Estas diferenças financeiras foram expostas pela crise», acrescentou.

O responsável disse ainda: «Enquanto que as famílias com altos rendimentos aumentaram as suas economias, muitas famílias de baixos rendimentos reduziram as suas e foram obrigadas a recorrer ao crédito de juros. O impacto da crise do coronavírus vai permanecer nas famílias durante muitos anos».

Sem comentários:

Mais lidas da semana