sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Caso EDP. Mexia e Manso Neto pedem anulação de medidas de coação


Defesa considera que os presidentes, atualmente com mandatos suspensos deveriam estar sujeitos às medidas de coação de termo de identidade e residência.

Opresidente da EDP, António Mexia, e o presidente da EDP Renováveis, Manso Neto, pediram  anulação de todas as medidas de coação decididas em julho, avança a SIC Notícias.

Ambos os responsáveis, atualmente com mandatos suspensos, já terão recorrido à decisão do juiz Carlos Alexandre.

No recurso, a que o canal da estação de Carnaxide teve acesso, a defesa dos presidentes pede a anulação das medidas de coação devido a suspeitas de corrupção e participação económica em negócio. A defesa considera, assim, que os presidentes deveriam estar sujeitos às medidas de coação em que se encontravam há três anos, designadamente, as medidas de termo de identidade e residência. 

Os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa têm agora 30 dias para apreciar os recursos e deliberar uma decisão. 

António Mexia e Manso Neto encontram-se suspensos de funções na EDP, desde que, em 6 de julho, o juiz Carlos Alexandre decidiu esta medida de coação no processo que investiga os procedimentos relativos à introdução no setor elétrico nacional dos Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual.

O processo das rendas excessivas da EDP está há cerca de oito anos a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal. Entretanto, Miguel Stilwell de Andrade foi nomeado presidente interino do Conselho de Administração Executivo da empresa.

Notícias ao Minuto | Imagem: © Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana