quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Arábia Saudita: seria o príncipe bonapartista?

#Publicado em português do Brasil

Na monarquia teocrática do Oriente Médio, MBS realiza “reformas” e privatizações, abafado-as com escândalos contra os direitos humanos. Marx e Gramsci já advertiram: em crises de hegemonia, elites apelam ao bonapartismo e cesarismo

Grupo de Pesquisa Poder Global, Desigualdade e Conflito (RGPIC) | Outras Palavras

SÉRIE: A QUESTÃO FASCISTA

Nesta série de artigos, os autores Noah Bassil, Karim Pourhamzavi e Gabriel Bayarri refletem sobre a extrema direita contemporânea. Eles questionam o conceito de fascismo e fazem uma análise a partir dos conceitos de cesarismo e bonapartismo para entender o fenômeno global.

Leia a primeirasegunda e terceira partes
Título original do texto a seguir: Cesarismo e Bonapartismo: O caso da Arábia Saudita

A noção de “crise de hegemonia” ou Bonapartismo, como a entendemos hoje, pode ser inicialmente extraída dos escritos de Karl Marx no 18º Brumario de Louis Bonaparte. Consequentemente, o Bonapartismo é um fenômeno político que põe um fim a uma era política específica, como a Revolução Francesa de 1789.

A ascensão de Napoleão Bonaparte I em 1805-1814 e o processo de decomposição da Revolução Francesa para assegurar um Estado que defendesse os interesses da elite burguesa (como aconteceu com a incorporação de Louis Bonaparte em 1848-1852), são exemplos de Bonapartismo para Marx. O Bonapartismo está acima das classes e conflitos de classe em situações onde nem a burguesia nem o proletariado podem estabelecer um estrangulamento sobre o outro. É nesta situação, e com a ausência de um equilíbrio de poder entre as forças em conflito, que se abre o caminho para o “homem forte” emergir como Bonapartista e eventualmente, como foi o caso na França, preparar o cenário para o domínio da burguesia e sua hegemonia.

A estrutura teórica acima foi central para outro pensador marxista, Antonio Gramsci. Para Gramsci, uma elite dominante é hegemônica ou não hegemônica. Quando a elite dominante não é hegemônica, meios coercitivos são mais frequentemente empregados para controlar as massas do que o uso de políticas consensuais. A crise de hegemonia ocorre quando nenhuma das possibilidades é alcançada em uma luta contínua entre as forças conflitantes para estabelecer o domínio sobre seus rivais.

Gramsci se refere a esta situação como um Cesarismo que eventualmente testemunha o surgimento de uma força triunfante para estabelecer o domínio sobre o resto, como um César. Os dois conceitos de Bonapartismo e Cesarismo devem ser lidos como complementares, em vez de isolados um do outro. Nossa sugestão neste artigo é que a combinação dos dois conceitos é útil para entender o cenário político atual na Arábia Saudita, pois começa com a ascensão do jovem líder Muhammad Bin Salman (MBS).

Assim, o surgimento do MBS é uma resposta à crise de hegemonia na Arábia Saudita. O Bonapartismo do MBS é projetado para se enquadrar na tendência neoliberal global, um fenômeno concorrente que tem abordado as camadas globais da crise hegemônica desde seu estabelecimento nos anos 80.

O documento fundador do estado saudita data de meados do século XVIII, quando o fundador da Casa do Saud, Muhammad IbnSaud, concedeu asilo ao primeiro líder do Wahhabismo, Muhammad IbnAbd Al-Wahhab, em sua pequena cidade de Dariya. Em Dariya, os dois líderes concluíram um acordo pelo qual o primeiro e seus descendentes poderiam assumir a liderança política sobre seus súditos e o segundo assumiria os assuntos religiosos e judiciais.

A divisão de poder acima mencionada tem sido mantida desde que os britânicos reviveram o defunto movimento Wahhabi no início do século 20. O ressurgimento britânico do wahhabismo coincidiu com a luta contra os aliados alemães, os otomanos, como parte de um conflito hegemônico mais amplo contra o poder crescente do Estado alemão.

A vitória britânica nesta luta levou Abdulaziz Ibn Saud a se tornar o primeiro rei da Arábia Saudita em 1932. A partir de então, a elite influente da Casa da Saud elegeria um dos filhos de Abdulaziz para liderar o estado como Rei. Em geral, durante os 75 anos desta prática, a transição de um líder para outro tem estado bastante normalizada. Mais recentemente, após a morte do rei Abdullah em 2015, a Casa ficou com dois candidatos: um relegado e com problemas de saúde Muqrin, de 70 anos, ou um Salman Bin Abdulaziz, de 80 anos, mais ambicioso e com problemas de saúde ainda mais graves.. Este último foi eleito e ainda lidera nominalmente o Reino, embora sua doença dificilmente lhe permita realizar as tarefas do cargo.

O César, entretanto, é o filho do rei Salman e seu príncipe herdeiro: MBS, que está a caminho de completar o referido ciclo de governo pela Casa da Saud. Como parte da crise de hegemonia na Arábia Saudita, MBS teve primeiro que derrubar o antigo e poderoso príncipe herdeiro Muhammad Bin Nayef para assumir seu cargo. Mais tarde, MBS ordenou a prisão de Bin Nayef junto com outro príncipe por uma suposta tentativa de golpe. Colocar outros membros influentes da elite saudita sob prisão em um hotel luxuoso ou mesmo a morte não convencional de figuras da oposição como Jaman Khashoggi no Consulado Saudita em Istambul também pode ser lido como parte do processo de consolidação do poder de MBS e sua luta para estabelecer o domínio sobre outras forças dentro da Casa de Saud.

Quanto ao discurso e à forma como o Bonapartismo funciona para reproduzir o neoliberalismo, o contexto econômico-político saudita difere do contexto do Brasil ou dos Estados Unidos. Dois elementos são cruciais para compreender o respectivo contexto saudita:

1- A aliança histórica da classe dominante saudita com o Ocidente, em particular com os hegemônicos mundiais (antes Grã-Bretanha e agora os EUA) e,

2- O ultraconservador wahhabismo saudita que historicamente tem sido um pilar hegemônico da própria classe dominante desde as primeiras tentativas de estabelecer um estado no início do século XX.

Portanto, o Bonapartismo de MBS e a legitimidade que ele procura alcançar baseia-se em dois pilares: reduzir o poder da instituição Wahhabi e promover reformas neoliberais e ocidentais. A primeira iniciativa não deve ser exagerada e deve ser vista como um único esforço. A maioria dos governantes sauditas, o rei Abulaziz (nos anos 1920), o rei Faisal (nos anos 1960), o rei Fahad (nos anos 1990) e o rei Abdullah nos anos 2000 reduziram o poder do clero wahhabi. Eles o fizeram em uma época em que o clero não estava de acordo com as políticas e programas nacionais. Em outros momentos, eles permitiram o retorno da autonomia do clero. Estes tempos coincidiram com a necessidade de suprimir minorias internas sauditas como os xiitas, ou de agir externamente como um representante poderoso e militante contra rivais sauditas como os nacionalistas árabes e a União Soviética. Assim, como o atual rei Salman e seu príncipe herdeiro, os governantes anteriores ganharam a reputação de apoiar grupos ultraconservadores jihadis na Síria, Iraque, Iêmen e Líbia, enquanto viravam as costas a esses mesmos grupos ao promover reformas “modernizadoras”. Portanto, a tendência atual de modernização pode acabar abruptamente e a elite governante saudita pode voltar a apoiar seu clero wahhabi no futuro, se necessário.

As reformas da MBS não podem ser entendidas isoladamente de suas reformas econômicas neoliberais. De fato, a Arábia Saudita tem abraçado plenamente o neoliberalismo desde os anos 90, quando a primeira onda neoliberal global atingiu o Oriente Médio. Como resultado, a elite governante saudita tornou-se associada à elite capitalista global. Os investimentos e as participações da elite saudita são extensos. Eles são proprietários da agência de notícias independente, Twitter, clubes de futebol, hotéis e têm ações em várias corporações ao redor do mundo. O programa de reforma dos direitos humanos de MBS, que inclui algumas aberturas mínimas em relação com as estritas restrições das atividades das mulheres, está na verdade ligado a outra onda de reformas neoliberais.

Essas reformas tentam obter aprovação internacional e mascarar a crescente distância entre ricos e pobres que resulta de políticas que incluem o corte de subsídios a commodities cruciais como alimentos e combustíveis e uma série de novas privatizações de bens públicos, incluindo a gigantesca empresa petrolífera nacional ARAMCO (Saudi ArabianOilCompany), para a maioria dos parceiros capitalistas ocidentais e globais.

Consequentemente, o Bonapartismo de MBS visa consolidar o estado saudita para a burguesia saudita e a nova/antiga elite governante. Globalmente, o Bonapartismo saudita ligou a elite capitalista saudita a suas contrapartes globais mais do que nunca. Entretanto, tudo isso está acontecendo em uma época de uma ordem mundial neoliberal que luta para manter ou estabelecer a hegemonia global.

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*GRUPO DE PESQUISA PODER GLOBAL, DESIGUALDADE E CONFLITO (RGPIC)

Centro de pesquisa com sede na Universidade Macquarie (Sydney, Australia) que investiga as formas em que a hegemonia do neoliberalismo, tanto no Norte como no Sul globais, redefiniram, reformularam e muitas vezes endureceram relações de poder desiguais, exacerbaram desigualdades materiais, identidades raciais, étnicas, sexuais e religiosas, e prolongaram ou produziram conflitos herdados da era colonial. No centro dos objetivos do grupo está um projeto emancipatório para criar novos conceitos, narrativas e relações que descentralizem o sistema ocidental, capitalista e patriarcal.

Eis seus integrantes:

Noah Bassil é decano na Universidade Macquarie em Sydney. É professor e pesquisador no Departamento de História Moderna, Política e Relações Internacionais. Seu trabalho intelectual concentra-se nos legados estruturais e sistêmicos do colonialismo e do capitalismo neoliberal como base para a compreensão da política contemporânea.

Karim Pourhamzavi leciona no Departamento de História Moderna, Política e Relações Internacionais da Universidade Macquarie em Sydney. Sua pesquisa atual se concentra na correlação histórica entre os movimentos jihadistas e a hegemonia global.

Gabriel Bayarri está completando seu doutorado em antropologia e sociologia na Macquarie University em Sydney e na Universidade Complutense em Madri. Sua pesquisa se concentra no estudo da retórica da extrema-direita mundial, e especificamente no caso brasileiro. Gabriel participa com os Centros de Pesquisa em Estudos da Direita em Berkeley (Universidade da Califórnia, CRWS) e a Universidade de Oslo (C-REX). Durante os anos 2015-2018 ele foi vereador e Secretario Geral de Si Se Puede Valdemorillo (Podemos -Madri).

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