segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Duas seguidas | Notícias que nos fazem pensar e preocupar

Do Notícias ao Minuto retirámos duas notícias que pode ver em link e ler. São duas notícias seguidas que aqui trazemos e por via das quais tecemos as nossas considerações. São motivo de preocupação, pois claro. E motivo de revelar a nossa opinião.

Rio-PSD, sem vergonha na cara

De ontem, domingo, declarações de Rui Rio denunciam que o PSD tem falta de se mirar ao espelho. O próprio Rio também. Diz ele que o PS “está a perder o chão”. Sim o PS está a mostrar mais do mesmo e que se encosta às políticas de direita, do neoliberalismo, do acerto pela desorganização ditado pela UE relativamente a esse tipo de políticas conservadoras e prossecutoras das desigualdades. Também pelas estratégias usadas no combate ao covid-19, que até dão sinais de estarem a manter o covid em banho Maria para ceifar a vida a mais idosos e fragilizados na saúde independentemente da idade. Até parece que que é ação orquestrada que visa a poupança futura nos recursos no setor da saúde, da segurança social, das pensões e das reformas, etc. Sim, o governo do PS está de cabeça perdida a tomar medidas avulso, ditatorias, incongruentes, ineficazes num combate ao vírus covid-19 de facto eficiente na realidade porque pecam por serem meias medidas, porque parece que anda mal aconselhado pelas “sábios” da DGS e outros… Mas, na verdade, se o PSD estivesse no governo faria bem pior. Não só nesta segunda fase da propagação do vírus mas desde que o inicio da contaminação em Portugal. As políticas de direita se o PSD fosse governo seriam muito mais gravosas e decerto que teriam ainda morrido mais idosos e havido mais casos. Basta tomar por exemplo todos os países em que a direita, o neoliberalismo, governa. Prova do seu apego à direta protofascista temos por evidente a flagrante aliança do PSD com o fascista partido Chega de Ventura. Rio devia estar caladinho e de demonstrar ter vergonha na cara por essa efetivação de aliança. Mas não, Rio surge sem vergonha na cara. Porque não enfrenta o que lhe revelará um espelho? 

Rio diz que posicionamento do PS revela que "está a perder o chão" link

O presidente do PSD, Rui Rio, acusou este domingo o PS de estar a "perder o chão" pelo posicionamento dos socialistas nas presidenciais, em que decidiram dar liberdade de voto aos militantes. (Notícias ao Minuto)

Estado de Emergência e Recolher Obrigatório da treta. Governo sabe a que dias, horas, minutos e segundos o covid-19 ataca

Lá voltamos ao nem é carne nem peixe ou à superior sabedoria dos dias, horas, minutos e segundos a que o covid-19 ataca. Coisas de governantes e “sábios” de cabeça perdida, a demonstrar que encarnaram a personalidade da Maria Maluca que pratica ações e toma decisões sem nexo. O regime de Estado de Emergência declarado pelo governo e já em vigor é um disparate que visa reduzir os perigos de contágios, mas que sabemos não virem a ter sucesso – o tempo o dirá. Com o covid-19 o acertado para nos largar a labita o acertado é o “ou é ou não é”. Já devia de ter sido assim desde o principio – Fevereiro – e agora nesta segunda vaga (que sabíamos vir a ocorrer) ainda mais deviam ter antecipado as medidas, resolvendo o que restava da primeira e fechando de todo a porta à segunda. Mas não, o governo assobiou para o lado, deixou o vírus passear-se por aí, alastrar os contágios… e agora faz-se muito interessado em reduzir a dominar os contágios com medidas titubeantes que não são carne nem peixe, são uma trampa. Até parecem ser medidas de faz de conta que permitem os contágios aos mais vulneráveis, aos mais idosos e aos mais fragilizados de idades menos avançadas. Daí existir uma corrente de opinião que considera que o covid-19 tem por objetivo reduzir a população global e, principalmente os mais idosos, doentes crónicos fragilizados que só dão despesa ao SNS… A teoria não é disparatada. Recorramos à história e olhemos as práticas dos nazis nos países que ocuparam e na própria Alemanha. Sendo assim, pelo visto, o fascismo mundial está a recrudescer e não se vê a UE, nem Portugal, governo e partidos políticos, a delinear e praticar uma estratégia conjunta de combate ao fascismo, aos nazis que por enquanto se declaram democráticos mas deixam perceber o quanto de totalitários são e guardam nas entranhas. Só não percebe quem não quer. Desde quando o nazismo, o fascismo, o totalitarismo, tem cabimento na democracia efetiva? A realidade é que a balbúrdia impera!

Portugal entrou hoje em Estado de Emergência com recolher obrigatório link

Portugal entrou hoje em Estado de Emergência, desde as 00h00 até 23 de novembro, para combater a pandemia de Covid-19, impondo entre outras medidas o recolher obrigatório noturno em 121 concelhos com mais casos de infeção.

Redação PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana