domingo, 1 de março de 2020

Alemanha confirma casos de coronavírus em crianças e fecha escolas


Quatro crianças são contaminadas por professora em jardim de infância em Heinsberg, no oeste alemão, onde 60 casos já foram confirmados. Funcionário de outra escola é diagnosticado, elevando temores de maior propagação.

O vírus Sars-CoV-2 continua se espalhando pela Alemanha, que anunciou neste sábado (29/02) quatro casos de infecções em crianças, contaminadas pelo novo coronavírus num jardim de infância em Heinsberg, no oeste alemão. A cidade é o foco principal da doença no país.

O estado de saúde das crianças, cujas idades não foram especificadas, não causa preocupação no momento, informou um porta-voz de Heinsberg, cidade que fica no estado da Renânia do Norte-Vestfália. Segundo ele, os infectados têm "sintomas de resfriado".

As crianças frequentavam o jardim de infância onde trabalha uma mulher que foi contaminada pelo marido, o primeiro caso detectado nesse estado alemão, que é densamente povoado.

O homem, de 47 anos, teve seu diagnóstico confirmado na terça-feira passada, após ter contato com um conhecido que esteve recentemente na China. A esposa, contaminada pelo marido, é professora do jardim de infância e chegou a ir trabalhar antes de ser diagnosticada.

Um total de 114 crianças frequentava o centro infantil. Exames foram realizados em cerca de 100 meninos e meninas, resultando em diagnósticos positivos em quatro deles. Segundo as autoridades, as demais crianças não apareceram para fazer os exames voluntários.

França vai avançar com a reforma da Previdência por decreto


Governo anuncia manobra para aprovar proposta sem votação no Parlamento, após deputados apresentarem 40 mil emendas que vinham retardando tramitação. Oposição tacha ação de antidemocrática e prepara contramedidas.

O governo da França anunciou uma manobra para fazer avançar sua controversa reforma da Previdência – considerada a mais importante proposta de governo do presidente Emmanuel Macron – sem necessidade de aval do Parlamento, gerando revolta entre alguns legisladores.

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, afirmou neste sábado (29/02) que o governo vai avançar com a reforma por meio de um decreto, evitando uma votação parlamentar.

Segundo o PM, a medida será tomada para contornar o Legislativo depois de a oposição ter apresentado mais de 40 mil emendas à proposta na tentativa de impedir sua aprovação. A decisão não "visa pôr fim ao debate, mas encerrar esse período de não debate", declarou.

Desde que foi anunciado pelo governo Macron em dezembro passado, o projeto da reforma da Previdência provocou protestos intensos e greves generalizadas no país.

Catalães protestam pela independência ao lado de Puigdemont


Ao menos 100 mil separatistas se dirigem a cidade no sul da França para defender "república" da Catalunha. Ato ocorre no outro lado da fronteira para que ex-líder catalão exilado pudesse comparecer.

Dezenas de milhares de apoiantes da independência da Catalunha participaram de um grande evento na cidade de Perpignan, no sul da França, neste sábado (29/02). Os manifestantes se reuniram em apoio ao ex-líder catalão Carles Puigdemont, que esteve no local.

A manifestação ocorreu em território francês, a cerca de 30 quilómetros da fronteira com a Espanha, para que Puigdemont pudesse comparecer. Exilado, o europarlamentar é considerado um fugitivo pelas autoridades espanholas após declarar a independência da Catalunha em 2017.

Sob o lema "A república no centro do mundo", em referência a sua almejada república, o ato em Perpignan visou ser uma demonstração de força, num momento em que os separatistas catalães desejam atrair atenção internacional para sua luta.

A aliança política do movimento de Puigdemont, Junts per Catalunya (Juntos pela Catalunha), concorrerá com outros separatistas nas próximas eleições regionais na Catalunha. A votação ainda não tem data marcada.

Brasil | Racismo Estrutural: Onde fica o Direito?


A ausência negra na prática da advocacia diz muito sobre a institucionalidade branca

“Uma história de vozes torturadas, línguas rompidas, idiomas impostos, discursos impedidos e dos muitos lugares que não podíamos entrar, tampouco permanecer para falar com nossas vozes”.

A provocação trazida é da Introdução de Grada Kilomba, psicanalista, escritora, artista interdisciplinar portuguesa, em sua obra Memórias da Plantação – episódios de racismo cotidiano, e, em curtíssima síntese, podemos asseverar que bem expressa a sólida base do racismo estrutural, processo sistêmico, construído e retroalimentado para conferir privilégios a certos e determinados estratos das gentes, promovendo artificial divisão humana.

É histórica a construção de hierarquias sociais através da instituição de critérios que atribuem distintas ocupações de lugares, espaços de falas e silêncios, sendo certo que os referenciais de raça e de gênero constituem pilares de desigualdades que perpassam séculos, povos, e aqui destacaremos a identidade racial para iniciar debate que se pretende profundo, fraterno e construtivo sobre o racismo estrutural no Brasil, e suas interfaces notadamente com o mundo jurídico.

É fato inconteste que a escravização negra, raiz da formação brasileira, dá o mote para a persistente desigualdade racial que orienta e conduz o conjunto das relações econômicas, sociais, culturais e institucionais do país.

O sistema jurídico tem papel fundamental nessa engrenagem por incidir de forma determinante nas modelagens, desde a estrutura escravista até os dias de hoje, de modo que o Direito figura também como instrumento de preservação das segmentações que afetam brutalmente o maior contingente populacional negro fora das terras ancestrais do Continente Africano.

Do entrudo às escolas de samba: Porto Alegre festeja MoMo

Acervo Musecom
“Não existe som mais espetacular do que o de uma bateria de escola de samba na época do Carnaval.” - Carmen Miranda (1909-1955)

Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite* | Porto Alegre | Brasil         
       
Nas raízes do nosso Carnaval, o entrudo era uma brincadeira, na qual os foliões lançavam, entre si, limões de cheiro, água, café, lama, farinha e até urina. .Devido ao aumento do número de participantes, esta bizarra diversão, que ocorria nas ruas,  tornou-se causa de desavenças e ferimentos, o que levou as autoridades a coibirem a sua prática, a partir dos anos 1830 , que persistiu , na realidade, até o início do século 20.

A origem do Entrudo se encontra na Idade Média e acontecia nos três primeiros dias antes da Quaresma. Em Portugal, em algumas comemorações, havia grandes bonecos feitos de madeira, denominados de entrudos, cujo termo originou a denominação desta prática. Com os portugueses, o Entrudo chegou ao Brasil, em 1641, na cidade do Rio de Janeiro. O de caráter popular ocorria nas ruas, mas havia também o entrudo familiar, no qual os indivíduos jogavam limão de cheiro um nos outros, dando origem, mais tarde, ao lança-perfume.

O introdutor da comédia de costumes, Martins Pena (1815-1848), natural do Rio de Janeiro, definiu o entrudo como um jogo bárbaro, pernicioso e imoral. O entrudo está presente nos primórdios do Carnaval de Porto Alegre e foi trazido , no século 18, pelos açorianos, O historiador Athos Damascenos Ferreira (1902-1975)  registrou  que a primeira proibição do Entrudo se deu, em 1837, pelo Conselho Geral do Município, sendo prevista a multa de dois a doze mil réis ou de dois a oito dias de cadeia, aumentando a pena no caso de escravizados. Embora as proibições e a campanha da imprensa da época, este costume se manteve por um longo período.

No ano de 1856, o Entrudo não ocorreu devido a uma epidemia de cólera em Porto Alegre. No ano seguinte, porém, retornou a sua prática. A transição para outro modelo de diversão popular, considerado pela elite como comportado e civilizado, em detrimento do violento entrudo, ocorreu dentro de um contexto que buscava reproduzir o estilo europeu.

No passado, em Porto Alegre, os festejos de Momo eram vivenciados pela classe média e alta nos cafés, teatros, confeitarias, clubes e associações. Nas ruas ocorriam jogos de confete, batalhas de flores, o lança-perfume e o corso de automóvel nas ruas principais, a exemplo da Rua dos Andradas, que foi batizada pelo povo, em função do nosso Guaíba, como a Rua da Praia. Já as camadas mais pobres da população eram excluídas da festa, embora houvesse a circulação de mascarados, que tocavam tambores e zabumbas de origem africana em diversos pontos da cidade.


O legado dos territórios negros, a exclusão e o preconceito

Considerados o berço do samba, das tradições das religiões de matriz africana e da Liga da Canela Preta (futebol), os territórios negros, como a Colônia Africana, Areal da Baronesa, a Ilhota e Mont’Serrat, resistiram culturalmente na preservação do legado de seus ancestrais, após a Abolição. Infelizmente, com o passar dos anos, a especulação imobiliária e o progresso descaracterizaram estes territórios e empurraram os seus moradores - majoritariamente afrodescendentes e de baixa renda- para locais distantes e fora da área central da cidade, como o Bairro Restinga e Pinheiro, entre outros.

Acervo Musecom
O mapa dos territórios negros

Daniele Vieira - professora de Geografia da Prefeitura Municipal de Porto Alegre - decidiu usar a experiência adquirida, em sua dissertação, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para elaborar uma cartografia destes antigos territórios negros, visando a recuperar a memória que, infelizmente, a historiografia oficial invisibilizou.

Os problemas, que a população afrodescendente tem enfrentado, são mazelas sociais resultantes de uma Abolição da Escravatura (1888), que se deu de forma inconclusa. Ainda que a liberdade do escravizado, em nosso Estado, tenha ocorrida, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea, isso não alterou a situação de abandono pelo poder público (falta de políticas afirmativas) e a invisibilidade social dessa população. Desta forma, iniciou-se para o liberto um longo caminho de dificuldades, lutas e enfrentamentos em relação ao preconceito racial, pois a liberdade, após quase quatro séculos de escravidão, não veio acompanhada do direito à cidadania plena, restando ao negro liberto apenas a porta da rua e o estigma da condição de escravizado.

Infelizmente, o racismo se constitui numa chaga presente na sociedade brasileira, apresentando-se, na maioria das vezes, maquilado por um discurso construído sob a égide de uma democracia racial, que não corresponde à realidade social do negro brasileiro. Basta que analisemos os dados estatísticos levantados por órgãos sérios, como o IBGE, quanto à presença do negro no mercado de trabalho, para que tenhamos consciência do longo caminho percorrido pelos afrodescendentes, visando a ocupar espaços importantes no processo de construção de uma sociedade mais fraterna e com menos desigualdades.

Aristides Gomes queixa-se de aumento da violência na Guiné-Bissau


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, afirmou hoje que o país está a assistir a uma "expansão da violência" e que há um "bloqueio total" do país com investidas contra membros do Governo.

"O ponto da situação da Guiné-Bissau é caracterizado por uma expansão da violência. Da violência institucional, da violência contra as instituições, que está a ser concretizada pela ocupação do espaço governamental e do Estado", disse aos jornalistas na sua residência, em Bissau, Aristides Gomes.

Segundo o primeiro-ministro, o Palácio do Governo está ocupado por militares, bem como vários ministérios localizados no centro da cidade, o Supremo Tribunal, e a Assembleia Nacional Popular.

"Estamos face a uma situação de bloqueio total. Agora há uma segunda fase caracterizada por investidas contra membros do Governo, pessoal, sob pretexto de confiscação de viaturas do Estado", afirmou.

O primeiro-ministro denunciou também aos jornalistas que elementos do Ministério do Interior estiveram hoje em sua casa a confiscar duas viaturas utilizadas pela sua guarda pessoa.

"Esta manhã apareceram cá indivíduos que disseram que vinham com ordens do Ministério do Interior para levarem as duas viaturas que os meus guardas nacionais utilizam, depois disso estão a ameaçar prender e neutralizar os meus guardas nacionais, pelo que sei, aconteceu a mesma coisa com o presidente da Assembleia Nacional", afirmou.

Golpe na Guiné-Bissau | Presidente interino renuncia ao cargo por ameaças de militares


O Presidente interino da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, renunciou hoje ao cargo, alegando que os interesses dos guineenses são superiores aos seus e por razões de segurança.

Numa declaração lida aos jornalistas, Cipriano Cassamá explica que depois de ter tomado posse como Presidente interino "tem havido fortes ameaças à integridade física do corpo de segurança" que lhe foi afeto por homens fortemente armados e que também põe em perigo a sua segurança e da sua família.

"Em decorrência destas fortes evidentes ameaças renuncio ao cargo de Presidente interino para que fui investido com todos os efeitos legais em salvaguarda de interesses maiores e voltar ao exercício pleno do cargo de presidente da assembleia", afirmou Cipriano Cassamá na sua residência em Bissau, onde era visível um forte dispositivo de segurança.

Cipriano Cassamá afirmou também que a Guiné-Bissau "não pode estar em confrontações entre as forças vivas e forças militares e para salvaguardar isso e salvar os guineenses das perturbações evidentes, que possam advir, decidi assumir esta responsabilidade para a consolidação da paz e da estabilidade que o povo sempre almejou".

"O povo sofreu muito e continua a sofrer, e o interesse do povo está acima dos meus interesses", salientou.

Uma História de Guerra dos EUA: Dresden, Alemanha


Pilhas de cadáveres em frente a edifícios destruídos em Dresden, após os ataques aéreos, em 13 e 14 de Fevereiro de 1945


Os ocidentais sabem que os americanos bombardearam a cidade de Dresden, na Alemanha, no final da Segunda Guerra Mundial, mas a maior parte da verdade foi suprimida logo que aconteceu. Dresden era o centro cultural da Alemanha Oriental, uma cidade cheia de museus e edifícios históricos e os historiadores concordavam, por unanimidade, que Dresden não tinha valor militar. A pouca indústria que tinha, produzia só cigarros e porcelana.

Nem Churchill nem Roosevelt estavam interessados em terminar a guerra ou em atacar instalações militares que ainda existiam a 100 km à volta de Dresden. Naquela época, o exército russo estava a avançar, e há alguma verdade na versão de que os americanos queriam mostrar aos russos o impressionante poder de uma força militar verdadeiramente avançada, para impedir que a Rússia alimentasse ambições em relação à Europa. Parece que o Primeiro Ministro britânico, Winston Churchill, e o Presidente dos EUA, Roosevelt, queriam o que chamavam um “trunfo”, um “trovão de aniquilação anglo-americano” devastador, para “impressionar” Estaline. Mas poderia ter sido efectuado de muitas outras maneiras e lugares. Dresden não foi seleccionada por este motivo. Havia outras duas grandes motivações que serão visíveis a seguir.

PANDEMIA DO VÍRUS DO MEDO


“Global Research, o Centro de Pesquisa sobre Globalização, dirigido pelo Prof. Michel Chossudovsky, está a publicar sobre o tema da origem do vírus, uma série de artigos de especialistas internacionais. Eles demonstram que “não se pode excluir que o vírus tenha sido criado em laboratório”. É um campo cercado pelo segredo mais denso, frequentemente sobre a cobertura de pesquisa científica civil. No entanto, surgem factos."

Manlio Dinucci*

O exagero do perigo do coronavírus em comparação com outras doenças, assim como a preparação da resposta dos principais protagonistas, dois meses antes da epidemia, deixam-nos estupefactos. Não é possível tirar conclusões, neste momento.

ado que o Coronavírus não deve ser subestimado e que as 10 regras preventivas do Ministério da Saúde devem ser seguidas, uma décima primeira regra fundamental deve ser adoptada: impedir a disseminação do vírus do medo.Ele é transmitido principalmente pela televisão, a partir da RAI, que dedica os telejornais quase inteiramente ao Coronavírus. O vírus do medo penetra assim em todas as casas, através dos canais de televisão.

Enquanto lançam o máximo alarme sobre o Coronavírus, eles silenciam o facto de que a gripe sazonal, epidemia muito mais mortal, provocou em Itália, durante a 6ª semana de 2020 - segundo o Instituto Superior da Saúde - em média 217 mortes por dia, devido também a complicações pulmonares e cardiovasculares ligadas à influenza. Omitem o facto de que - segundo a Organização Mundial da Saúde - morrem em Itália num ano devido ao HIV/AIDS mais de 700 pessoas (em média 2 por dia), num total mundial de cerca de 770.000.

Fuga de informação: Rede pan-europeia de bases de dados de reconhecimento facial


Fuga de informação de relatórios mostra que as polícias da UE estão a planear uma rede pan-europeia de bases de dados de reconhecimento facial


A marcha da UE no sentido de um super-Estado prossegue também no plano da articulação entre forças de repressão, em estreita colaboração com as suas congéneres dos EUA. Trata-se de expandir a toda a UE o monstruoso mecanismo de fichagem de muitos milhões de pessoas - passando por cima dos direitos individuais, nomeadamente à privacidade - que já vigora nos EUA e em vários dos países membros, com cobertura legal ou sem ela.

Uma investigadora policial em Espanha está a tentar solucionar um crime, mas só tem uma imagem do rosto de um suspeito, captado por uma camara de segurança próxima. A polícia europeia tem há muito tempo acesso a bases de dados de impressões digitais e DNA nos 27 países da União Europeia e, em certos casos, dos Estados Unidos. Mas em breve essa investigadora poderá também pesquisar uma rede de bases de dados policiais abrangendo toda a Europa e os EUA.

De acordo com documentos internos da União Europeia de que houve fuga de informação, a UE poderá em breve criar uma rede de bases de dados policiais nacionais de reconhecimento facial. Um relatório elaborado pelas forças policiais nacionais de 10 estados membros da UE, liderado pela Áustria, apela à aprovação de legislação da UE para introduzir e interconectar essas bases de dados em todos os estados membros. O relatório, que The Intercept obteve de um funcionário europeu preocupado com o desenvolvimento dessa rede, circulou entre autoridades da UE e nacionais em Novembro de 2019. Se acordos anteriores de partilha de dados constituem um guia, a nova rede de reconhecimento facial estará provavelmente conectada a bases de dados semelhantes nos EUA, criando o que os investigadores sobre privacidade estão a chamar consolidação transatlântica maciça de dados biométricos.

Covid-19 não dá tréguas na Europa e na Ásia


De acordo com a Direção-Geral da Saúde, não há casos confirmados de Covid-19 em Portugal. Porém, sobretudo na China, na Coreia do Sul e em Itália, o vírus continua a não dar tréguas.

A Direção-Geral de Saúde indicou, no sábado, que não há casos confirmados de infeção por Covid-19 em Portugal. Até ao momento, já foram registados 70 casos suspeitos, 67 dos quais tiveram resultado negativo após testes laboratoriais.

Aguardam-se, entretanto, os resultados das análises laboratoriais a três pacientes, vincou a DGS em comunicado enviado às redações. 

O Governo das Astúrias confirmou no sábado o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na região, que, segundo a imprensa espanhola, se trata do escritor chileno Luis Sepúlveda, que esteve recentemente em Portugal.

As autoridades chinesas registaram 35 mortes nas últimas 24 horas causadas pela epidemia de Covid-19, elevando o número total de vítimas fatais na China continental para 2.870. Há ainda 573 novos casos.

A Organização Mundial de Saúde aumentou para muito elevado o nível de ameaça causado pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

Portugal | Mais ativos no combate à pobreza


Carvalho da Silva | Jornal de Notícias | opinião

Os portugueses são demasiado condescendentes e até indiferentes face à pobreza, fator que condiciona o nosso desenvolvimento.

Quando se fala de pobreza em Portugal a nossa mente conduz-nos, de forma automática, para a observação das condições de vida dos idosos, segmento da população que merece toda a atenção, dado as suas potenciais vulnerabilidades e o isolamento em que uma parte deles se encontra. Mas, o maior número de pobres e de pessoas em risco de pobreza são crianças, são cidadãos ativos no desemprego e trabalhadores com salários muito baixos.

Na definição e aplicação de políticas públicas relativas à pobreza, o foco tem sido colocado na busca de soluções para a reparação das suas consequências, por forma a apaziguar as consciências, e muito pouco no combate efetivo às suas causas. Até atores políticos que rechaçam sem hesitações a pobreza têm, por vezes, uma intervenção enviesada, por exemplo, nas propostas que fazem em sede de Orçamento do Estado ou na definição de centralidades das suas agendas políticas. Este cenário, associado a questões culturais inculcadas na nossa sociedade e a características de muitos atores sociais coletivos que atuam na área da proteção social, gera bloqueios crónicos e torna normal admitir-se que possa haver imensas pessoas dependentes da benevolência alheia, sem direito a plena cidadania.

Covid-19. Médicos exigem "medidas sérias" e denunciam insuficiências


A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) exigiu hoje "medidas sérias" para proteger profissionais de saúde e utentes face à epidemia de coronavírus que teve origem na China e já matou três mil pessoas em todo o mundo.

A FNAM acrescenta, em comunicado, que este tem sido um assunto de "grande preocupação" que tem acompanhado de perto e denuncia algumas carências no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A federação afirma ter conhecimento de "situações preocupantes", como várias unidades de saúde com insuficiência de equipamentos de proteção, quer para utentes, quer para profissionais, bem como falta de salas de isolamento onde os doentes possam ser acomodados e observados com segurança.

Segundo a FNAM, a linha de apoio médico "tem um longo tempo de espera para atendimento" e "as unidades de saúde que têm um Plano de Contingência adaptado a este novo agente infeccioso são a exceção".

CEDEAO preocupada com a persistência da crise política na Guiné-Bissau


Em comunicado, CEDEAO não fez referência aos últimos acontecimentos em Bissau, mas voltou a apelar ao Supremo e à CNE para o fim do contencioso eleitoral. Uma equipa da organização deverá chegar ao país em breve.

A Comissão da Comunidade Economia dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) disse estar a observar com "grande preocupação"a persistência da crise pós-eleitoral na Guiné-Bissau, refere um comunicado da organização emitido em Abuja, Nigéria, este sábado (29.02).

A preocupação da comissão da CEDEAO aumentou com os últimos desenvolvimentos na Guiné-Bissau, assinala ainda o comunicado, sem fazer qualquer referência sobre como classifica o que está a acontecer desde sexta-feira.

Soldados das Forças Armadas ocuparam vários edifícios estatais, nomeadamente os palácios do Governo e da Justiça, a rádio e a televisão pública, bem como diversas instituições de Estado.

Mais lidas da semana