domingo, 1 de março de 2020

Covid-19 não dá tréguas na Europa e na Ásia


De acordo com a Direção-Geral da Saúde, não há casos confirmados de Covid-19 em Portugal. Porém, sobretudo na China, na Coreia do Sul e em Itália, o vírus continua a não dar tréguas.

A Direção-Geral de Saúde indicou, no sábado, que não há casos confirmados de infeção por Covid-19 em Portugal. Até ao momento, já foram registados 70 casos suspeitos, 67 dos quais tiveram resultado negativo após testes laboratoriais.

Aguardam-se, entretanto, os resultados das análises laboratoriais a três pacientes, vincou a DGS em comunicado enviado às redações. 

O Governo das Astúrias confirmou no sábado o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na região, que, segundo a imprensa espanhola, se trata do escritor chileno Luis Sepúlveda, que esteve recentemente em Portugal.

As autoridades chinesas registaram 35 mortes nas últimas 24 horas causadas pela epidemia de Covid-19, elevando o número total de vítimas fatais na China continental para 2.870. Há ainda 573 novos casos.

A Organização Mundial de Saúde aumentou para muito elevado o nível de ameaça causado pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.


Além da China, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.

Sublinhe-se que dois portugueses tripulantes de um navio de cruzeiros encontram-se hospitalizados no Japão com confirmação de infeção.

Luxemburgo confirmou o primeiro caso de contágio provocado pelo novo coronavírus num homem de 40 anos que passou uns dias em Itália, revelou o ministério da Saúde do país.

Arménia registou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus, um cidadão que esteve no Irão e que foi hospitalizado num estado estável neste país do Cáucaso.

Itália reviu em alta o número de infetados pelo novo coronavírus. Neste domingo, as autoridades confirmaram que há no país 1.128 casos confirmados, o que traduz um aumento de 200 casos face ao último balanço. Morreram, neste que é o país europeu mais afetado pelo vírus que teve origem em Wuhan, um total de 29 pessoas, dá conta a Euro News. 

As autoridades espanholas confirmaram, na manhã deste domingo, três novos casos de Covid-19 na Catalunha. Os infetados são dois homens que viajaram para Milão e uma mulher que entrou em contacto com uma pessoa infetada. 

Em Espanha há, até ao momento, 58 casos confirmados de coronavírus.

A Turquia suspendeu as ligações aéreas com Itália, com a Coreia do Sul e com o Iraque, sem data prevista para que sejam retomadas. Aliás, o governo turco já tinha aconselhado os cidadãos a evitarem as viagens para as cidades desses países. 

A American Airlines suspendeu temporariamente os voos de Nova Iorque e de Miami com destino a Milão. As ligações aéreas entre estas cidades manter-se-ão suspensas até ao dia 24 de abril. 

Esta medida, como revela a imprensa italiana, surge depois de um voo da empresa americana ter sido bloqueado devido a protestos da tripulação, que recusou embarcar para a cidade italiana que enfrenta um surto de Covid-19. 

Austrália anunciou hoje a primeira morte causada pelo novo coronavírus, um nacional de 78 anos, ex-passageiro de um navio de cruzeiro colocado em quarentena no Japão onde também foram infetados dois portugueses, que permanecem hospitalizados.

As autoridades de saúde sul-coreanas anunciaram hoje 376 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus, elevando para 3.526 o total de pessoas infetadas no país, onde já morreram 17 pessoas.

Filipa Matias Pereira | Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana