segunda-feira, 8 de março de 2021

CONFESSO QUE VIVI!...

Martinho Júnior, Luanda 

... Quando a Funda saiu do pesadelo há 45 anos e pôde por fim começar a sonhar!

Com a independência de Angola, a Funda passou do patamar retrógrado dum Centro de Instrução de Comandos do colonialismo português partícipe do Exercício Alcora, para um patamar ávido de libertação por via dum Centro de Instrução Internacionalista, onde pela primeira vez estiveram juntos instruendos do PLAN (SWAPO) e do UMKHONTO WE SIZWE (ANC).

De 1976, até 1991 foram 15 anos de luta intensa em toda a África Austral, mas vencido o colonialismo, o "apartheid" por fim deixou de existir!...

A Funda, contígua a Quifangondo, honrou assim o significado das batalhas de Cabinda, de Quifangondo e do Ebo, colocando uma pequena pedra nos pilares da luta de libertação que se estendeu a toda a ÁFRICA AUSTRAL!

O Grupo de Operações Especiais da Segurança do Estado-Maior Geral das FAPLA forneceu instrutores para esse campo e eu fui um deles!

Em 1976 e 1977 ainda subsistia o GOE, mas seus membros foram sendo integrados paulatinamente nas organizações dos instrumentos do poder do estado da República Popular de Angola em formação e transitoriedade, como por exemplo a Direcção de Informação e Segurança de Angola, DISA, após a formação do 1º Batalhão das Forças Especiais do Bié!

NOTAS:

01- O campo Centro de Instrução Internacionalista foi na altura clandestino e praticamente desconhecido até hoje!

02- A foto é a do esquadrão do PLAN, People´s Liberation Army of Namibia que fez treino na Funda (imagem duma formação em Ginástica Educativa, que era feita segundo programa no início de sessão diária); a foto foi-me oferecida pelo camarada Eduardo Cruzeiro, “Alex”, que chefiava os instrutores.

O MUNDO PULA E AVANÇA, COMO BOLA COLORIDA... - https://www.youtube.com/watch?v=kGvY4tqcgUQ

Martinho Júnior -- Luanda, 7 de Março de 2021

Sem comentários:

Mais lidas da semana