sexta-feira, 2 de abril de 2021

Administração Biden quer reforçar cooperação com Angola

A nova Administração norte-americana, liderada por Joe Biden, está interessada em reforçar os laços de cooperação com Angola, revelou, ontem, em Luanda, a embaixadora daquele país, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço.

Ao falar para jornalistas, no termo da audiência, Nina Maria Fite adiantou que o interesse dos Estados Unidos "é extensivo ao continente africano”.
 No caso particular de Angola, a diplomata disse não ter havido reconfiguração na prioridade da Administração Biden. "A administração ainda é muito nova, mas eu imagino que a cooperação e o relacionamento entre Angola e os EUA só podem ir para frente e fortalecer-se, ainda mais”, garantiu.

 A título de exemplo, informou que um grupo afecto ao Departamento de Tesouro americano está a capacitar, em vários ministérios, quadros angolanos no combate ao branqueamento de capitais e corrupção.

"Estamos, também, a apoiar outros grupos de técnicos que trabalham com os vários ministérios, para reforçar a capacidade angolana nestes desafios”, realçou. Nina Maria Fite disse que a Administração Biden está a envidar esforços para regressar aos organismos internacionais, como a OMS, onde, por via da iniciativa Covax, já injectou quase quatro mil milhões de dólares. Mas sublinhou, quer as Aministrações Republicana, quer Democrata (agora no poder), nunca deixaram de apoiar o combate à malária e ao VIH.

A diplomata revelou que a audiência, de ontem, com o Presidente João Lourenço serviu para passar em revista a cooperação entre os dois países e falar dos esforços "que estamos todos a fazer contra a corrupção”.

Jornal de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana