quinta-feira, 15 de abril de 2021

Timor-Leste | Xanana Gusmão filmado a esbofetear pessoas na rua

Comportamento do líder histórico timorense está a deixar muitos dirigentes preocupados. Xanana está em protesto por pretender que o corpo de um homem, vítima de Covid-19, seja entregue à família.

O antigo presidente e ex-líder histórico da resistência timorense, Xanana Gusmão, foi filmado a esbofetear várias pessoas na rua, incluindo uma mulher. As imagens divulgadas provocaram duras críticas nas redes sociais.

O comportamento do ex-líder tem suscitado preocupação entre dirigentes timorenses. Xanana tem surgido frequentemente sem máscara em locais onde vigora uma cerca sanitária e um confinamento obrigatório.

O incidente ocorreu pela mesma altura em que Xanana se encontra em protesto por querer que o corpo de um homem vítima de Covid-19 seja entregue à família. Pela segunda noite seguida, dormiu em frente a um centro de isolamento, em Díli, perante o impasse do funeral do homem de 47 anos.

Na noite de segunda para terça-feira, o antigo presidente dormiu no chão, junto à carrinha onde se encontra o caixão preparado para a família que deseja reaver o corpo da vítima para os tradicionais rituais fúnebres. No entanto, as autoridades de saúde recusam o pedido, sublinhando que o protocolo para vítimas da Covid-19 deve ser cumprido.

Sofia Freitas Moreira | Renascença

VER VÍDEO EM TWITTER 

Sem comentários:

Mais lidas da semana