segunda-feira, 17 de maio de 2021

Porto Moreira | A culpa é sempre dos outros

Rui Sá* | Jornal de Notícias | opinião

Ao mesmo tempo que em Gaia se analisava e votava a proposta de abertura do concurso de conceção e construção de uma nova ponte a montante da Ponte Luiz I, no Porto, Rui Moreira fazia uma apresentação do projeto sem nada pôr a votação.

Perante a crítica dos vereadores do PS, PSD e CDU por estarem a ser colocados perante um "facto consumado", Moreira recuou e disse que não assinaria o contrato antes de colocar a proposta a votação. Acusando os vereadores de fazerem "show político", dado que "a proposta de ponte consta da proposta de revisão do PDM", alegou que não tem culpa que a Agência Portuguesa do Ambiente tenha exigido uma cota mais elevada para a ponte e que esta é fundamental para retirar o trânsito rodoviário do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I.

Não tem razão Rui Moreira. Que, em 2018, num verdadeiro show político, apresentou, sem nunca ter consultado os órgãos municipais, a proposta desta ponte, cujo custo, mesmo sem projeto, foi estimado em 12 milhões de euros. Data de inauguração: 2022. Esta ponte termina num entroncamento do lado do Porto, o que nada ajuda à circulação na marginal e muito menos no Centro Histórico. Agora apresenta uma proposta com um custo estimado de 36,9 milhões de euros, sendo que, do lado do Porto, o entroncamento terá de ser elevado relativamente à marginal.

Frise-se que, no Porto, ainda não há "novo" PDM. E, no que está em vigor, não consta nenhuma ponte neste local. Quanto ao encerramento ao trânsito rodoviário do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, é assunto para analisar. Mas é sabido que chegou a haver propostas para o alargamento, pelo exterior, dos passeios, para a construção de uma ponte pedonal na Ribeira e outra em Massarelos (permitindo um circuito) e outras. Aceito que Rui Moreira se sinta envergonhado por ter apresentado uma ponte com um custo de 12 milhões de euros que agora custa três vezes mais. Mas é mais sério assumir as suas culpas do que dizer que as culpas são de todos os outros...

*Engenheiro

Sem comentários:

Mais lidas da semana