terça-feira, 13 de julho de 2021

ALTOS VOOS DO FUTEBOL, DA ÁGUIA, DOS FRANGOS E DOS DONOS DISTO TUDO

Bom dia este é o seu Expresso Curto

A águia aterrou

João Silvestre | Expresso

Bom dia,

A pré-temporada está a ser bem pior do que os benfiquistas podiam imaginar nos piores pesadelos. O presidente foi preso, suspendeu o mandato e (a contragosto) foi substituído por Rui Costa. Sabemos agora, do interrogatório de Carlos Alexandre no último sábado, que Luis Filipe Vieira assumiu os factos mas negou ter praticado qualquer crime. O seu advogado, Magalhães e Silva, também desvalorizou as suspeitas do Ministério Público. Em entrevista à TVI, não só revelou como Vieira ficou “amargurado” ao saber, na tarde de sábado, que Rui Costa tinha tomado o seu lugar – ”fizeram isso?” – como assegurou que vários dos negócios considerados suspeitos, como as transações de jogadores e as comissões, são “atividades económicas normais” e que não há na indiciação suficientes factos que sustentem a existência da prática de crimes.

Enquanto isso continuam a ser divulgados detalhes da investigação e dos indícios encontrados contra Luis Filipe Vieira, José António dos Santos a.k.a. “Rei dos Frangos”, Tiago Vieira e Bruno Macedo. Vieira, segundo Carlos Alexandre, foi “destacado” por Ricardo Salgado para o Benfica “com uma linha de tesouraria sem fim” e tem uma conta de seis milhões na Suiça para "ocultar património". O Rei dos Frangos tinha mais de um milhão de euros em dinheiro no escritório, entre malas e sacos de plástico. Tiago Vieira, o filho do presidente do Benfica, é suspeito de usar indevidamente uma residência fiscal em Moçambique para fugir aos impostos.

O Benfica está a menos de um mês de disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, crucial para o sucesso financeiro da temporada 2021-2022, e tem em curso uma emissão de 35 milhões de euros em obrigações cuja subscrição arrancou na semana passada e decorre até 23 de julho. A taxa de cupão de 4% é apelativa no atual contexto de juros ‘zero’. Corresponde a cerca de 13 vezes o retorno da dívida pública a 10 anos. Mas os riscos - ou a perceção deles, pelo menos – agravaram-se. No prospeto da emissão, que a Benfica SAD teve que divulgar como qualquer emitente, são referidos alguns riscos para os investidores – como a não participação na Champions ou a negociação de direitos televisivos – mas pouca atenção é dada a questões judiciais. Há referência a alguns processos mas nada que se compare com o embate que o clube e a sociedade desportiva estão a viver.

Ontem a CMVM, o regulador do mercado de capitais, suspendeu temporariamente a negociação das ações da SAD do Benfica por causa de dúvidas sobre a estrutura acionista. Hoje, a direção do clube pode anunciar a convocação da eleições até final do ano.

Um dos efeitos colaterais deste caso foi Vitor Fernandes. Era até há poucos dias um nome relativamente desconhecido do grande público. Tinha sido escolhido para liderar o Banco de Fomento e passou pela administração de vários bancos, mas só agora se tornou ‘famoso’ por causa das relações entre Luis Filipe Vieira e o Novo Banco. Vitor Fernandes não é arguido mas surge no despacho de indiciação como alguém que facilitou algumas das operações consideradas suspeitas de Vieira. À cautela, o Governo decidiu congelar a sua nomeação sob enorme pressão da oposição. O Novo Banco já abriu uma auditoria interna para avaliar os procedimentos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é aprovado hoje na reunião dos ministros das Finanças da União Europeia, o Ecofin. O que abrirá a porta à transferência dos primeiros milhares de milhões de euros.

Armando Vara conhece esta manhã a decisão sobre o processo de branqueamento de capitais que foi extraído da Operação Marquês. O Ministério Público pediu uma pena efetiva não inferior a dois anos.

Os ex-presidentes do Tribunal da Relação, José Luis Vaz das Neves e Orlando Nascimento, foram suspensos de funções, revela o Público. A decisão do Conselho Superior de Magistratura foi tomada por causa do envolvimento dos magistrados na operação Lex.

A vacinação em Portugal acelerou nos últimos dias. Segundo a task force do vice-almirante Gouveia e Melo, foram administradas um milhão de doses na última semana. Ontem arrancou o autoagendamento para pessoas com mais de 23 anos.

Os dados da direção-geral da Saúde ontem divulgados, relativos a um domingo onde por norma há sempre descidas, mostraram mais 1800 infetados, apesar de uma descida do Rt, com 57 novos internamentos (a maior subida diária desde fevereiro) e mais dez pessoas em cuidados intensivos. A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, é uma das pessoas que está em isolamento profilático.

Na política autárquica também há queixas de falta de distanciamento. Mais concretamente, falta de distanciamento das eleições. O encarregado de proteção de dados da Câmara de Lisboa, exonerado por Fernando Medina na sequência do denominado Russiagate, diz não ter tido conhecimento da partilha de informação com embaixadas estrangeiras e justifica o seu afastamento com o contexto político e pré-eleitoral. O Ministério Público abriu um inquérito.

No CDS, Nuno Melo assumiu-se como oposição a Francisco Rodrigues dos Santos e fez uma espécie de anúncio de candidatura à liderança do partido. Foi nas jornadas parlamentares dos centristas.

O Ministério da Administração Interna já recebeu o relatório da Inspeção-Geral da Administração Interna sobre a intervenção da PSP durante os festejos do Sporting no dia 12 de maio. Não se conhecem ainda as conclusões.

Lá fora

O último fim de semana ficou marcado pelo primeiro voo da Virgin Galactic que levou Richard Branson – e outros – muito perto do limite do espaço . O objetivo, diz a empresa, é fazer um voo por dia…a 200 mil euros por bilhete. Há uma corrida de bilionários ao espaço em 2021, como escrevia o Expresso na última edição, e o próximo é Jeff Bezos, dono da Amazon, que tem viagem marcada para a próxima terça-feira, 20 de julho.

A Pfizer quer convencer as autoridades a adotarem uma terceira dose da vacina. Para o regulador dos EUA, a Food and Drugs Administration, é cedo para falar disso. Mas Israel já está a oferecer esta possibilidade a adultos vacinados de grupos de risco.

Em França, Emanuel Macron anunciou a vacinação obrigatória para profissionais de saúde e admite fazê-lo para toda a população.

Cuba viveu no último fim de semana fortes manifestações contra o regime por causa da pandemia, da crise social e, claro, das liberdades. A repressão voltou e já levou a apelos de vários países à contenção. Veja as imagens nesta fotogaleria do El País. E oiça, se puder, o Expresso da Manhã precisamente sobre este tema: o convidado de Paulo Baldaia é o editor de Internacional do Expresso, Pedro Cordeiro.

A polícia do Haiti anunciou a detenção de um médico, Emmanuel Sanon, residente habitual na Florida (EUA) como autor moral do ataque ao presidente Jovenel Moïse.

Apenas 25 cidades são responsáveis por metade das emissões de CO2 das maiores cidades a nível mundial.

FRASES

“Ainda não adquiri ações no SL Benfica. Gostei das minhas conversas e correspondência com o dedicado fã do SL Benfica, o Sr. José António dos Santos. Acredito que ele ama verdadeiramente o clube e acredito que ele vê em mim uma pessoa que tem o coração certo e a experiência certa para fazer avançar a missão da comunidade do Benfica. Nunca procurei, negociei ou cheguei a um acordo para comprar ações do SLB com qualquer outra parte, a não ser ao Sr. dos Santos, nem adquiri quaisquer ações SLB (direta ou indiretamente) nos mercados abertos”, John Textor, Empresário que pretendia comprar uma participação na SAD do Benfica

“Muitos dos que aqui estamos já combatíamos o socialismo quando muitos dos que hoje nos atacam sem necessidade nenhuma ainda estavam sentados nos bancos da escola”, Nuno Melo, Eurodeputado do CDS

O QUE ANDO A LER

Todos os anos a revista "The Economist" faz o exercício de tentar projetar, com base em factos e hipóteses minimamente sustentadas, como seria o mundo em cenários alternativos. O suplemento “What if?” deste ano, publicado na última edição, é dedicado ao futuro da saúde. Só podia, em tempo de de pandemia.

“Todas estas estórias são ficção, mas suportadas em factos históricos, especulação e ciência real.” Os cenários são diversos e há temas para todos os gostos. A nutrição personalizada em 2035, com “carne artificial e peixe criado a partir de células estaminais”. O modelo do Iphone para 2028 que, mais do que um telefone, é “um hub de dados médicos personalizados”. Uma colónia de primatas na Lua, no arranque da segunda metade do século XXI. Ou um Nobel da Medicina para uma máquina dentro de 15 anos.

É ficção, sem dúvida. Mas de boa qualidade e, acima de tudo, com uma base de raciocínio bastante sólido que nos mostra que, não sendo certo, é pelo menos possível que venha a acontecer.

PODCASTS A NÃO PERDER

🎼 Se a sua vida tem uma canção em português, ela foi escrita por Tozé Brito...(provavelmente)! Quarteto 1111, Gemini, Cocktail, As Doce... Tozé Brito esteve em todas. Com mais de 50 anos de carreira e um catálogo de canções a perder de vista, o também vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Autores fala ao podcast Posto Emissor, da BLITZ, sobre streaming, psicologia e, claro, do festival da canção.

🇨🇳 Quem tem medo da China? O Partido Comunista Chinês comemora 100 anos e está cada vez mais forte e com o cerco cada vez mais apertado sobre Hong Kong e Taiwan. O que devemos esperar de Pequim para os próximos tempos? O que quer a China, afinal? Oiça O Mundo a Seus Pés, o podcast da secção Internacional do Expresso da autoria de Pedro Cordeiro.

⚽ Com Vieira fora, quem se senta no trono? Ricardo Araújo Pereira não está convencido com Rui Costa para a direção do Benfica: “Pode um totó dirigir o Benfica?” É esta a conversa que abre o Governo Sombra, transmitido na SIC Notícias e no Expresso em formato podcast. Araújo Pereira, João Miguel Tavares e Pedro Mexia comentam os temas mais marcantes da semana com a ironia habitual.

Tenha uma excelente terça-feira. Nós continuamos aqui: no Expresso, na SIC, na Tribuna e na Blitz.

Gostou do Expresso Curto de hoje?

# Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana